Será que homus é um alimento saudável?
Não há dúvidas de que homus está em alta: ele é cada vez mais presença confirmada em diversos pratos, inclusive no cardápio de quem está de dieta. Versátil e saboroso, ele pode ser usado como um molho cremoso para salada e sanduíches, ou como alternativa à maionese (para saladas de feijão, frango, ovo e atum), em sopas, purê de batatas ou purê de couve-flor; ou como cobertura para legumes ou batatas assados no forno.
Embora não exista uma receita universal dessa receita árabe, o homus (ou húmus) geralmente tem o superalimento grão-de-bico como seu principal ingrediente. Grão-de-bico, que é membro da família das leguminosas (junto com lentilhas, feijões e ervilhas, como ervilhas de olhos pretos e ervilhas), são versáteis e uma opção muito usada como substituto da carne em refeições vegetarianas e veganas.
100 gramas do antepasto contém:
Energia
144 calorias
Proteínas
6 gramas
38 gramas
Gorduras totais
7 gramas
Gorduras saturadas
0,3 gramas
Fibras
2 gramas
Leia também: Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!
Benefícios do homus
Ingerir homus é uma maneira divertida de introduzir mais proteínas, fibras e nutrientes à base de plantas em sua dieta.
Leia também: Tahine: O que é, propriedades e como usar
Uma xícara de grão-de-bico, seu principal ingrediente, contém 10 gramas de proteína e cerca de 10 gramas de fibra alimentar – 40% da meta diária mínima. Ele também é fonte de antioxidantes e vários outros nutrientes essenciais. Um estudo de 2016 constatou que pessoas que consomem regularmente grão-de-bico ou homus têm maior ingestão de fibras, folato, magnésio, potássio, ferro e vitaminas A, E e C.
Outras pesquisas sugerem que o homus pode ajudar a compensar os picos de açúcar no sangue de alimentos com alto índice glicêmico. Quando os autores do estudo compararam o açúcar no sangue dos participantes que comeram pão branco com o açúcar no sangue dos que comeram pão branco com homus, eles descobriram que o segundo grupo apresentava níveis mais baixos.
Leia também: Benefícios da lentilha para a saúde
O consumo de grão-de-bico também está relacionado à melhora da saúde intestinal e à proteção contra doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.
Homus emagrece?
A composição exclusiva da leguminosa pode ser o motivo pelo qual seus consumidores regulares têm IMC e medidas de cintura mais baixos do que as pessoas que não comem esses alimentos, de acordo com dados do governo norte-americano. Eles também são 53% menos propensos a terem obesidade.
Mas, embora o homus seja feito de ingredientes saudáveis e nutritivos, é preciso cuidado para não exagerar no consumo. Ele é relativamente alto em calorias devido ao teor de azeite. Duas colheres de sopa da pasta podem ter cerca de 70 calorias, então é muito fácil exagerar. A sugestão é dividi-lo em pequenas quantidades.
Nas receitas tradicionais, a pasta de grão-de-bico é combinada com outros superalimentos anti-inflamatórios, incluindo azeite de oliva extra virgem, tahine, alho e limão. E mesmo quando são adicionados ingredientes doces, como cacau e açúcar, o homus versão sobremesa servido com frutas frescas é uma opção muito mais saudável do que, digamos, bolo ou sorvete.
Em apenas alguns minutos, você pode preparar um lote de homus caseiro no liquidificador processador de alimentos, usando os ingredientes mencionados acima.
Leia também: Suco de tomate emagrece?
Mas se você comprar versões pré-fabricadas, verifique o rótulo. Escolha marcas feitas com azeite de oliva extra virgem – em vez de mais óleos inflamatórios, como o óleo de soja. E pule o que contém conservantes: examine a lista de ingredientes para coisas como sorbato de potássio, benzoato de sódio e outras palavras que você não reconhece.
Se você estiver comendo homus como um lanche, aproveite ao máximo as vantagens da saúde, escolhendo legumes frescos e crus, em vez de batatas fritas ou bolachas processadas para acompanhar.
Leia também: Como saber se um alimento é integral ou refinado