Hidromel: O que é, como é feita a bebida e como fazer em casa
O hidromel, também chamado de vinho de mel, é uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo, consumida desde a Antiguidade. Basicamente, trata-se de uma bebida fermentada, feita a partir do uso do mel. Ou seja, ele é obtido pelo processo de transformação dos açúcares presentes no mel em álcool.
Leia mais: Bebidas alcoólicas com menos carboidratos
Como é feito e como pode ser produzido em casa
Nem todo hidromel é exatamente igual. Na verdade, a receita foi sofrendo alterações ao longo dos anos. No entanto, seus ingredientes principais não se alteram: mel, água e leveduras. A partir deles, muitas possibilidades e diferentes versões podem surgir. Ela pode ser feita em casa. Dessa forma, a produção artesanal e caseira de hidromel vem se tornando um hobbie para muitas pessoas, assim como a produção de cervejas artesanais.
Apesar de ser relativamente simples de ser feita, requer alguns cuidados. Por exemplo, nem todo mel é apropriado para sua feitura, assim como o melaço da cana também não é indicado.
Ainda, seu teor alcoólico, no Brasil, onde ainda não é um produto muito popular, varia entre 4% e 14%.
Leia também: Própolis: Conheça o aliado da imunidade
Curiosidades sobre o hidromel
- Apesar de ser uma bebida alcoólica e que não deve ser consumida em excesso, ela pode beneficiar a saúde devido à grande presença de mel, ou seja, ajudando no combate de inflamações no organismo;
- O termo “lua de mel” foi cunhado a partir do hábito de tomar hidromel, que deveria ser consumido no primeiro mês após o casamento a fim de comemorar a união matrimonial e gerar o primeiro filho do casal;
- É uma bebida ligada a sabedoria – segundo a cultura nórdica é o “Néctar dos Deuses” e por isso ficou popularmente conhecida por ajudar a trazer respostas aos questionamentos mundanos.
Leia mais: Geleia real: Propriedades, benefícios e como consumir