Caldo de cana é saudável? Saiba mais sobre a bebida

Alimentação Bem-estar
08 de Maio, 2020
Caldo de cana é saudável? Saiba mais sobre a bebida

O caldo de cana é uma bebida popular no Brasil, afinal, a cana é muito comum no território nacional. O suco natural da cana, popularmente conhecido como garapa, é consumido tanto na sua forma pura, como junto de abacaxi e limão e pode ser encontrado em feiras livres em diversas cidades. 

Além de ser consumida como uma deliciosa e adocicada bebida, também é o caldo de cana que dá origem ao açúcar, tanto o demerara e o mascavo, como o branco – depois de seu processamento. 

Benefícios do caldo de cana 

Fortalece a imunidade

Muita gente não sabe, mas o caldo de cana possui propriedades terapêuticas que beneficiam a saúde de diversas maneiras. A princípio, as propriedades da cana proporcionam o fortalecimento da imunidade, além de ajudar no tratamento de diversas enfermidades.

Alivia inflamações

É graças às suas propriedades anti-inflamatórias que o caldo da cana pode ajudar no tratamento de diversas doenças. Além disso, é também devido à seu poder anti-inflamatório que o caldo previne o estresse oxidativo e a ação de radicais livres no organismo e, como consequência, previne diversas doenças, inclusive a Alzheimer

Leia também: Alimentos que reduzem o risco de Alzheimer e demência

Combate a fadiga 

Devido ao seu teor calórico e grande quantidade de açúcar, o caldo também rende muita energia ao organismo e, portanto, combate a fadiga. Além disso, ajuda na recuperação muscular.

Previne a anemia

A cana também é muita rica em diversas vitaminas e minerais importantes, inclusive o ferro. Sendo assim, seu caldo é também uma excelente fonte desse mineral, o que ajuda a prevenir a anemia

Caldo de cana engorda?

Como toda a alimentação, é importante dosar a ingestão de carboidratos e açúcar, porque pode trazer alguns problemas de saúde. Não é diferente no caso do caldo de cana. Por isso, é importante estar atento ao consumo em excesso, porque ele pode comprometer a dieta de quem deseja emagrecer.

A bebida pertence aos grupos de doces e açúcares, onde a recomendação presente na pirâmide alimentar brasileira é o consumo de 1 porção ao dia. Contudo, assim como qualquer alimento ou produto, isoladamente não engorda.

Como consumir

É possível consumir o caldo puro, mas é possível inovar em consumi-los das mais diversas maneiras, como:

  • Com suco de abacaxi ou de limão;
  • Drinques, como a famosa caipirinha;
  • Para temperar carnes, em especial a costela de porco;
  • Em receitas de doces, como bolos e pudim.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!