Trend do TikTok, Hair Slugging promete cabelos hidratados!

Beleza Bem-estar
07 de Dezembro, 2022
Trend do TikTok, Hair Slugging promete cabelos hidratados!

As trends do TikTok se tornam populares em um estalar de dedos. Mas antes de colocar em risco sua saúde, o melhor a fazer é investigar. Recentemente, um truque de beleza chamado Hair Slugging tem chamado a atenção e acumula mais de 16 milhões de visualizações na plataforma de vídeo.

A moda consiste em aplicar um óleo ou vaselina nos fios de cabelo à noite, envolvê-los com uma meia ou outro tecido (de forma que o rabo de cavalo fique completamente dentro do acessório), e só tirar no dia seguinte.

“O truque traz, sim, benefícios, principalmente garantindo a manutenção da umidade nos fios”, explica a Dra Jaqueline Zmijevski, dermatologista.

De acordo com a médica, o uso de óleo vegetal nos cabelos traz vantagens: ele auxilia na reposição de lipídios (a ‘gordurinha boa’ que une as cutículas), melhorando seu alinhamento e consequentemente a reflexão da luz.

“Isso se manifesta em mais maleabilidade, brilho e penteabilidade. Já a vaselina auxilia na retenção da hidratação dos fios e reduz o atrito na hora de pentear, diminuindo assim o frizz e disfarçando as pontas duplas”, comenta a médica.

A médica também explica que a lógica por trás do uso da meia (ou de outro tecido) é que o material de algodão reduz o atrito dos fios no travesseiro, evitando a quebra, o frizz e a dispersão do produto. “Desde que não seja usada com tração ou muito apertada, a meia não traz problemas e não predispõe à quebra do fio”, explica a dermatologista.

Leia também: Pode usar protetor solar na cabeça? Especialista responde

Como fazer o Hair Slugging?

A trend serve para todos os tipos de cabelo e não há contraindicações. “Ela pode ser feita de uma a duas vezes por semana, de acordo com a necessidade dos fios. Além da umectação, podemos associar de forma intercalada o uso de máscaras hidratantes. Assim, contemplamos todas as necessidades do cabelo”, explica a Dra Jaqueline.

Ela lembra, ainda, que a técnica pode ser usada após a lavagem dos fios (e até mesmo sem lavá-los). Abaixo, ela explica como fazer:

  • Aplique o óleo capilar uniformemente em todo o comprimento dos fios;
  • Em seguida, enrole o cabelo e coloque o rabo de cavalo dentro da meia de forma que seja confortável de usar durante a noite;
  • Deixe o tratamento nos fios até a manhã seguinte;
  • Por fim, ao acordar, retire a meia e finalize como desejar, usando o seu leave-in de costume.

Fonte: Dra Jaqueline Zmijevski, médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Associação Brasileira de Medicina Estética e Fellow em Tricologia pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela