Conheça os hábitos matutinos que engordam

Alimentação Bem-estar
19 de Fevereiro, 2020
Conheça os hábitos matutinos que engordam

Você decidiu emagrecer e, por mais que saiba o passo a passo do que deve ser feito, algo acontece no meio do caminho. Então, termina o dia cheia de culpa – e sem eliminar os quilinhos a mais. Pouca gente relaciona, mas alguns hábitos matutinos que parecem inofensivos engordam.

Isso por que os primeiros momentos da manhã são decisivos para as escolhas que você fará no resto do dia. Por isso, é essencial estabelecer hábitos bons e saudáveis logo ao acordar. Assim, a chance de se manter na linha é maior. 

Aqui, temos os erros comuns que engordam e podem arruinar mais do que apenas sua manhã – e como ajustá-los:

Acordar tarde 

Todos nós já ouvimos que a falta de sono pode causar ganho de peso. Isso graças aos níveis elevados de cortisol, o hormônio estimulador do apetite no corpo. Mas, acontece que o oposto – dormir demais – pode não ser muito melhor. Um estudo publicado na revista norte-americana PLOS One descobriu que dormir mais de 10 horas por noite também aumentava o risco de ter um IMC mais alto em comparação com aqueles que repousavam entre sete e nove por noite. Portanto, acerte o ponteiro do despertador para não passar tempo demais na cama. 

Trocar de roupa e se arrumar no escuro

Manter as cortinas fechadas e as luzes apagadas depois de acordar bloqueia os benefícios do sol para a perda de peso, de acordo com outro estudo publicado na revista PLOS One.

Os autores sugerem que as pessoas que tomaram algum sol no início da manhã tinham IMC significativamente mais baixos do que aquelas que não tinham, independentemente do quanto comiam. De acordo com a pesquisa, apenas 20 a 30 minutos de luz do dia são suficientes para afetar o IMC, mesmo quando está nublado. Isso porque o corpo sincroniza seu relógio interno – incluindo o metabolismo de queima de calorias – usando as ondas de luz azuis do sol da manhã como guia.

Não arrumar a cama

Uma pesquisa da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos descobriu que quem arruma cama após acordar é 19% mais propenso a ter uma boa noite de sono em comparação com aqueles que não faziam suas camas. Isso pode soar bobo, mas Charles Duhigg, autor do best-seller O Poder do Hábito, escreveu em seu livro que arrumar a cama de manhã pode gerar outros bons comportamentos, como preferir um almoço saudável. Duhigg também diz que aqueles que fazem suas camas regularmente são melhores em seguir orçamentos. Uma demonstração de força de vontade que pode ser usada para manter sua contagem de calorias sob controle e evitar alimentos que engordam.

Não se pesar antes do café 

Quando os pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, rastrearam 162 mulheres e homens com obesidade durante dois anos, descobriram que aqueles que se pesavam todos os dias eram mais bem sucedidos quando se tratava de emagrecer. E a melhor hora para aferi-lo é logo cedo, quando o peso é menor. Não só a medição será mais precisa (depois de uma noite de metabolização, você estará carregando menos peso da água). Mas também você poderá fazer ajustes ao longo do dia se o número for um pouco maior do que o esperado.

Pular o café da manhã

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram que voluntários que tomavam um café da manhã equilibrado que continha 600 calorias de proteína magra, carboidratos e um pouco de algo doce relataram menos fome e menos desejos durante o resto do dia em comparação com aqueles que comeram menos ou não comeram nada. Além disso, eles apresentaram níveis mais baixos de hormônio da fome, a grelina, após as refeições. Assim, satisfazer suas ânsias logo de manhã pode ajudar a evitar que se sinta compulsivo no final do dia ou que opte por alimentos que engordam.

Leia também: 7 lanchinhos para comer antes de dormir que ajudam no sono

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!