Grillz: tendência das joias nos dentes pode prejudicar a saúde bucal

Beleza Bem-estar
26 de Outubro, 2022
Grillz: tendência das joias nos dentes pode prejudicar a saúde bucal

Muito usados por cantores internacionais, em especial os rappers, os grillz também acabaram caindo no gosto de famosos brasileiros, como Luisa Sonza, Pedro Sampaio e João Guilherme.

O acessório é uma espécie de joia para os dentes, produzida sob medida em metal ortodôntico com ouro, prata, pedras ou outro detalhe que a pessoa desejar.

Apesar de ser vista por muita gente como um “plus” para o visual, a tendência gera algumas dúvidas a respeito de sua segurança para a saúde bucal.

Pensando nisso, consultamos uma profissional para esclarecer tudo sobre o tema. Veja mais a seguir!

grilzz

Reprodução/Instagram

Grillz: o que são e como são feitos?

Produzidos em metal ortodôntico, prata ou ouro, os grillz são uma espécie de “capa” que são encaixadas nos dentes, podendo cobrir apenas um ou vários deles.

Para isso, é feito um molde dos dentes do paciente – assim como no caso de aparelhos, placas para bruxismo e até mesmo clareamento dentário – para depois ser encaminhado para um laboratório de próteses onde o modelo será confeccionado.

Quanto ao modelo da joia, o próprio cliente pode escolher de acordo com seu gosto. Sendo assim, é possível optar por peças de ouro, prata, ou até mesmo com pedras, como a escolhida por Luisa Sonza, feita de prata cravejada com zircônias.

Leia também: Mitos da saúde bucal: cuidado com as dicas de internet

Riscos de usar joias nos dentes

A primeira preocupação, segundo a cirurgiã dentista Talita Dantas, deve ser com a forma como o encaixe do acessório será feito. Isso porque, além das versões temporárias, existem também opções fixas.

“Para os grillz serem bem encaixados no dente, ou eles precisam ter um sobrecontorno – ou seja, um contorno excessivo que pode causar o acúmulo de placa –, ou o dente precisará ser desgastado, para que ele tenha um eixo de inserção que permita a colocação do acessório”, ela explica.

“Contudo, se precisar desgastar o dente pra encaixar, a estrutura dentária estará sendo danificada”, alerta.

O segundo risco do uso das joias nos dentes é o comprometimento da higienização bucal, no caso das peças removíveis e com volume.

“Elas terão áreas retentivas. Portanto, a higienização fica completamente comprometida, uma vez que será uma área que vai reter alimento e placa. Isso, por sua vez, pode gerar doenças periodontais, ou seja, doenças gengivais que vão desde uma simples inflamação até a perda do dente.”

Leia também: Tártaro nos dentes: o que é e como remover

Como usar grillz sem prejudicar a saúde bucal

Apesar de existirem as versões fixas, quem deseja usar os grillz deve escolher as joias temporárias. Isso porque ela fica na boca somente pelo tempo que a pessoa quiser, sem danificar a estrutura dentária.

Em contrapartida, elas demandam cuidado redobrado quanto à higiene, para que o acessório não cause problemas para a saúde bucal.

Além disso, o tempo de uso da joia depende do poder de cuidado com a higienização de cada pessoa.
“Se passamos poucos dias sem fazer uma limpeza adequada, já estamos criando um dano dental. Portanto, o indicado é ficar com o acessório o mínimo possível, para não prejudicar a escovação e uso de fio dental”, finaliza ela.

Fonte: Talita Dantas, cirurgiã dentista e doutora em Reabilitação Oral, de Goiânia, Goiás.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

macarrão com salmão
Alimentação Bem-estar Receitas

5 receitas de macarrão proteico para uma refeição completa!

Quer deixar o seu prato de macarrão mais proteico? Confira algumas ideias de preparo deliciosas e saudáveis

Batata ou mandioca
Alimentação Bem-estar

Batata ou mandioca: Qual é a melhor opção para a saúde?

Veja dicas de como escolher entre as fontes de carboidratos

casal fazendo alongamento de pernas na academia
Bem-estar Movimento

Alongar antes ou depois do treino: eis a questão

Que alongar o corpo é importante, você provavelmente já sabe – a dúvida que fica é: fazer isso antes ou depois do treino? Ortopedista responde