Porque precisamos incluir gordura na dieta

Alimentação Bem-estar
01 de Outubro, 2019
Porque precisamos incluir gordura na dieta

Por muito tempo acreditou-se que não fosse possível incluir gordura na dieta. Isso porque ela era vista como inimiga da alimentação saudável, responsável pela obesidade e outras diversas doenças.

Mas, o avanço nos estudos na área de nutrição comprovam que as gorduras se diferem entre si, e que as chamadas gorduras boas são essenciais para a saúde.

Gorduras são indispensáveis para o bom funcionamento do corpo. Obtidas de fonte animal ou vegetal, são fundamentais para fornecer energia ao organismo, além de desempenhar função estrutural e de fabricação hormonal, auxiliam no funcionamento intestinal, na proteção de células, no controle da temperatura corporal e ajudam a absorver vitaminas.

Importante destacar que a gordura na dieta – em quantidades corretas – ajuda tanto na perda de peso quanto na hipertrofia muscular.

Tais nutrientes estão presentes praticamente em todos os alimentos, incluindo frutas, como o abacate, além de peixes, castanhas, azeite extra-virgem e óleo de coco.

Leia também: Entenda como pular o café da manhã pode engordar

Tipos de gorduras

Existem diferentes tipos de gorduras, dentre elas: gordura saturada, monoinsaturada, poli-insaturada, os famosos ômega-6 e ômega-3, e a gorduras trans.

As fontes são diversas, e é necessário dar atenção ao consumo das melhores, sempre preferindo fontes como as monoinsaturadas e polinsaturadas, desde que obtidas de alimentos saudáveis.

Entretanto, o consumo de gordura trans deve ser evitado, já que alimentos como doces, frituras e industrializados podem causar problemas cardiovasculares. Sua ingestão ainda interfere no nível de colesterol LDL no sangue, o que pode levar a um quadro de entupimento de artérias.

Sobre o autor

Camila Salvo
Técnica em Nutrição e Dietética pela GV - São Paulo. Estudante de Nutrição na FMU. Pós Graduanda em Nutrição Esportiva, pela CEFIT. Apaixonada por esportes e nutrição comportamental. Tem experiência na transformação de mindset nos pacientes para iniciar a prática esportiva e performance como estilo de vida.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra