Gengivoplastia: o que é e como é feita a plástica na gengiva
Assim como tantos outros procedimentos, a gengivoplastia é uma alternativa para valorizar ainda mais o sorriso. A diferença, contudo, é que a técnica não trabalha nos dentes, mas sim no alinhamento e estética da gengiva.
De acordo com o cirurgião dentista Edson Rodrigues de Paula Neto, de São Paulo, o tratamento é feito com uma cirurgia pequena em consultório odontológico e leva cerca de 15 dias para a recuperação total.
Leia também: Verdades e mentiras sobre a saúde bucal: cuidado com as dicas de internet
O que é gengivoplastia?
A cirurgia tem o objetivo de trabalhar o volume da gengiva no sorriso do paciente, assim como o osso que fica ao redor das raízes dos dentes, quando necessário.
Com isso, ela é indicada para pacientes com:
- Dentes curtos;
- Gengiva muito exposta, especialmente ao sorrir;
- Incômodos relacionados à estética do contorno da gengiva em geral.
“A causa do problema costuma ser um fator genético, quando há um crescimento da gengiva em excesso, fazendo com que o sorriso do paciente fique desproporcional, esteticamente falando.”
Leia também: Retração gengival: o que é, causas e como reverter
Como é feita a plástica na gengiva
O processo da plástica da gengiva começa com uma consulta, onde o dentista faz uma anamnese e levanta todo o estado de saúde do paciente, para garantir que ele tem condição de passar pelo procedimento.
“Em seguida, é preciso fazer uma limpeza para tirar o tártaro, a placa ou qualquer sujeira que possa ter nos dentes”, explica Neto.
Leia também: O que é tártaro, como ele acumula e como tirar dos dentes
A cirurgia é feita no consultório do dentista, com anestesia local e a ajuda de um laser, um bisturi elétrico ou um bisturi convencional.
Após a aplicação da anestesia, o profissional faz os cortes da gengiva na altura e posição que elas devem ficar. Em seguida, ele move e tira o tecido cortado, dando acesso para mexer no contorno do osso ao redor do dente, através de um recorte delicado próximo às raizes.
Por fim, o cirurgião dentista termina a cirurgia com os pontos na gengiva.
Leia também: Palito de dentes prejudica a saúde da gengiva e dos dentes. Entenda!
Pós-operatório
De acordo com o dentista, a cicatrização total da cirurgia costuma levar 15 dias em média.
Os cuidados para ter durante este período são:
- Evitar exercícios físicos;
- Não ficar exposto ao sol, calor ou em lugares quente;
- Manter uma alimentação líquida ou pastosa, em temperatura ambiente ou fria;
- Limpar o local da cirurgia: “Você pode usar uma gaze ou fazer bochecho para tirar qualquer resto de comida ou sujeira que possa infeccionar a região.”
Riscos e contraindicações
Apesar de não oferecer muitos riscos, a cirurgia pode causar uma leve sensibilidade em algum ponto onde foi feita. Isso, contudo, só vai acontecer se tiver uma pequena exposição da raiz após a cirurgia – problema que tem tratamento posterior, de acordo com o profissional.
Já quanto as contraindicações, Neto afirma que a cirurgia não é indicada para pacientes fumantes, cardiopatas, com a diabetes desregulada ou com problemas de coagulação e que fazem uso de anticoagulantes.
Fonte: Edson Rodrigues de Paula Neto, cirurgião dentista especialista em próteses e implantodontia, de São Paulo.