Geleia de frutas vermelhas na air fryer: benefícios e como preparar
Quem deseja cultivar um estilo alimentar mais saudável deve estar pronto para inovar nos pratos para conferir sabores novos sem sair da dieta. Nesse quesito, a fritadeira elétrica é uma ótima opção para preparar receitas práticas e saudáveis, como essa de geleia na air fryer. Confira a seguir.
Veja também: Pode fazer ovo na air fryer? Veja dicas e receitas
Geleia de frutas vermelhas na air fryer
Além dos preparos convencionais, a fritadeira também pode ser utilizada para fazer geleias de frutas. Facilmente conservada na geladeira, a geleia vai bem acompanhando pães integrais, torradas e até mesmo as receitas mais elaboradas, como bolos e tortas. Veja como preparar:
Ingredientes:
- 500 g de frutas vermelhas (morango, uva, amora ou framboesa)
- Adoçante a gosto
- 100 ml de água
- Por fim, 1 colher de sopa de chia
Modo de preparo:
Comece acomodando as frutas vermelhas em um recipiente que possa ir a air fryer. Sobre elas, despeje um pouco de adoçante (1 colher em média) e a água. Em seguida, ligue a fritadeira e deixe cozinhar de 10 a 12 minutos a 180º.
Depois disso, retire a mistura do equipamento e amasse os pequenos pedaços de fruta com ajuda de um garfo. Então, é só colocar a geleia em um frasco com tampa, de preferência de vidro, e armazenar na geladeira. Assim, depois de 2h sob refrigeração, a geleia já está pronta para ser usada na sua rotina alimentar. Aproveite!
Benefícios das frutas vermelhas na saúde
Além de saborosas, as frutas vermelhas da geleia são excelentes fontes de antioxidante. Por conter vitamina C, as frutas auxiliam na imunidade e também são ricas em nutrientes como magnésio, cálcio, ferro, fósforo e compostos fenólicos que evitam o envelhecimento precoce.
As frutas que integram esse grupo são: morango, melancia, cereja, framboesa, amora, açaí, goji berry, mirtilo (blueberry), acerola, caqui, romã, ameixa, jabuticaba, uva roxa, maçã e outras.
Cuidados com a air fryer
Para manter a sua fritadeira sempre pronta para o preparo das receitas do dia-a-dia, siga as dicas a seguir:
- Não sobrecarregue a air fryer: respeite sempre o limite do equipamento.
- Evite utilizar papel alumínio: o material evita que o ar quente circule livremente pelo aparelho e pode encostar na resistência;
- Por fim, mantenha a fritadeira sempre limpa após cada uso;
Veja também: Alimentos que não devem ser feitos na air fryer
Referência: CEPEUSP.