Qual o gasto calórico de cada modalidade olímpica?
Você já se perguntou o gasto calórico das modalidades olímpicas? Nadar, correr e pedalar estão entre algumas das atividades esportivas presentes nos Jogos Olímpicos e, apesar de praticadas por atletas de alto rendimento, podem ser incorporadas em uma rotina de emagrecimento saudável.
Além da perda de peso, a prática frequente de alguns tipos de exercícios físicos também contribui para o ganho de massa muscular, fortalecimento do corpo e melhora da coordenação motora. Entenda mais, a seguir, sobre os benefícios de algumas modalidade e o gasto calórico — e escolha o melhor para você!
Leia também: 5 esportes das Olimpíadas para você experimentar (e seus benefícios)
Natação
Essa é a modalidade olímpica que funciona para todas as pessoas, mesmo idosos, crianças e gestantes, por exemplo. Sendo uma atividade de baixo impacto, a natação melhora o condicionamento físico, contribui para o ganho de massa muscular e para a perda de peso. Ainda mais, é indicada para quem tem problemas respiratórios.
O exercício, inclusive, queima mais calorias do que a caminhada: em uma hora, você pode consumir até 500 calorias, dependendo da intensidade do treino e da sua individualidade.
Gasto calórico das modalidades olímpicas: Vôlei e vôlei de praia
Uma das paixões nacionais, o vôlei é uma das modalidades que contribui para melhorar a cognição e as capacidades cardiorrespiratórias. Além do mais, também auxilia na perda de peso e fortalece o corpo.
Mas afinal, quantas calorias é possível gastar jogando vôlei? Em uma hora, a prática queima cerca de 560 calorias.
Futebol
O esporte mais popular do Brasil oferece mais do que diversão: por exigir corridas intensas e velocidade de reação, o futebol acelera o metabolismo, ajuda a ganhar massa muscular (quando associado a outras atividades, como musculação, por exemplo) e melhora as funções pulmonar e cardíaca.
A movimentação constante, inclusive, também faz com que ocorra uma grande perda de calorias e queima de gordura corporal — contribuindo para o emagrecimento. Em uma hora, é possível perder por volta de 450 a 700 calorias.
Gasto calórico das modalidades olímpicas: Boxe
Para as pessoas que procuram emagrecer ou tonificar o corpo, o boxe é um dos esportes mais eficazes. Ele proporciona um treino que trabalha diferentes grupos musculares e contribui para o aumento da massa muscular. Desse modo, o boxe não apenas lhe renderá braços tonificados, mas também uma queima de 500 a 800 calorias por hora.
Skate
Considerado uma diversão para muitas pessoas, o skate também é capaz de aumentar a flexibilidade, melhorar a coordenação motora e a saúde do seu coração. Ainda mais, andar de skate por uma hora gasta cerca de 400 calorias. Portanto, isso faz do esporte uma excelente opção para quem deseja se manter ativo.
Ciclismo
Para pessoas que têm menos tempo para se exercitar, o ciclismo pode ser uma opção interessante. Entre os principais benefícios da prática, estão o fortalecimento da musculatura, melhora da respiração, diminuição do estresse e, é claro, o emagrecimento.
Por ser um esporte em que o nível de esforço varia de acordo com a intensidade da pedalada, você pode obter perdas calóricas diferentes. Em uma velocidade moderada, igual ou menor que 20 km/h, por exemplo, é possível queimar cerca de 550 calorias. Todavia, a velocidades maiores, o número pode ser até o dobro.
Gasto calórico das modalidades olímpicas: Atletismo
Considerado o esporte-base, o atletismo olímpico é composto por uma série de provas, como arremesso, salto e revezamento. Um deles, em especial, é uma excelente alternativa para permanecer ativo: a corrida. Com o ganho de disciplina e disposição, a prática te inspira a traçar novas metas e, consequentemente, perder peso de maneira saudável.
Para calcular o gasto calórico por minuto desta atividade, basta multiplicar: velocidade (em km/h) x peso (kg) x 0,0175. Uma pessoa de 78 kg, por exemplo, correndo a uma velocidade de 8 km/h, gasta 10,92 calorias por minuto. Em uma hora, nessa velocidade, o gasto calórico é de 637,2.
Porém, lembre-se: antes de qualquer atividade física, é importante realizar um check-up básico para avaliar se está tudo bem para seguir com o plano.
Por fim, a profissional de educação física da Vitat, Fernanda Pagotto, ressalta que o mais importante é você ter prazer na prática esportiva — independente de qual seja. Quando você se diverte enquanto se exercita, a atividade física se torna um hábito mais fácil de manter, proporcionando benefícios duradouros para a sua saúde física e mental.
Leia também: O Retorno de Simone Biles: afinal, qual a importância do cuidado com a saúde mental de atletas?
Referências: