Bicicleta: Pedalar na rua ou na academia?

24 de setembro, 2019

Se você pretende usar a bicicleta como exercício físico, já deve ter se perguntado se é melhor pedalar na rua ou na academia

Seja ao ar livre ou em um espaço fechado, incluir as pedaladas na sua rotina traz inúmeros benefícios. Como atividade aeróbica, ajuda, por exemplo, a prevenir diversas doenças, entre elas obesidade, colesterol alto e hipertensão – que pode levar a problemas cardíacos. Regula ainda a pressão arterial e as taxas de triglicérides. 

Mas, na hora de escolher a melhor forma de incluir o ciclismo na sua rotina de exercícios, você tem duas opções: pedalar na rua ou na bicicleta ergométrica. 

As principais diferenças entre as duas versões dizem respeito às variáveis do treinamento. Quando você pedala indoor (ergométrica), consegue controlar de forma mais precisa a intensidade do exercício, o ritmo, a carga.

Já se você preferir encarar as ruas ou um parque, verá que a demanda por equilíbrio corporal é muito maior. Isso sem contar que, na maior parte do tempo, você ganha um aliado: o visual do ambiente ao seu redor. Esse pode ser um privilégio extra da bicicleta. Só precisa redobrar a atenção com a segurança quando for pedalar ao ar livre. 

Leia também: Spinning: Emagrece e define pernas e bumbum

Independente da modalidade escolhida, os resultados positivos vão além: pedalar na rua ou na academia trabalha questões emocionais, pois relaxa e combate o estresse. E, se você quer emagrecer, o esporte também é interessante, pois queima calorias e tonifica os músculos.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.