Furúnculo: o que é, sintomas, tratamentos e prevenção
Já sentiu uma dor forte em alguma região do corpo e ao verificar, encontrou uma bolinha avermelhada? O furúnculo (ou abscesso) é uma infecção de pele causada pela bactéria Staphylococcus aureus. Ela acontece no folículo piloso e na glândula sebácea. Geralmente, se desenvolve a partir de uma lesão na pele e é parecida com a acne, redonda e com pus.
O furúnculo acontece nas regiões que têm mais exposição à umidade, pelos, pressão, atrito ou com bastante conteúdo gorduroso. Portanto, tudo isso ajuda a deixar os folículos pilosos entupidos, gerando a infecção. Ele é mais comum nas axilas, rosto, nádegas, costas, coxas e pescoço. Assim, esse abscesso pode ter diversos tamanhos e profundidade.
O uso de roupas muito justas, machucados e picadas são atrelados ao diagnóstico.
Leia também: Caxumba: sintomas, transmissão, tratamento e prevenção
Sintomas
Primeiramente acontece o surgimento de uma “bola” dura e avermelhada. Além disso, o furúnculo também é quente e doloroso, pois armazena grande quantidade de pus. Com o tempo, diminui e amolece o “carnegão”, nome para a massa de pus que se mistura com os restos de pele. Após a cicatrização, deixa uma mancha escura no local.
Em casos mais graves, outros sintomas também podem aparecer, por exemplo:
- Febre;
- Dificuldade de respirar;
- Coração acelerado;
- Fraqueza.
Agravantes
Alguns grupos são mais propícios a desenvolver a infecção. São eles: portadores de diabetes, HIV positivos, obesos, pacientes oncológicos, conjuntivite, asma alérgica, pessoas com baixa imunidade e também usuários de drogas injetáveis.
Tratamentos
O tratamento é feito com o uso de antibióticos que agem contra as bactérias. Contudo, esses medicamentos só devem ser usados após recomendação médica, para evitar qualquer tipo de resistência contra as substâncias presentes. Além disso, também é recomendado fazer compressas quentes para tornar o processo de drenagem e cura mais rápido.
Em casos mais severos, é preciso realizar a drenagem do furúnculo de forma cirúrgica. Sendo assim, cortando e drenando o pus do local infeccionado. O procedimento deve ser feito em uma unidade de saúde ou hospital.
O tratamento é curto. Dura por alguns dias ou poucas semanas. Então, se o abscesso não melhorar em duas semanas ou se sentir febre, procure um médico.
Quais profissionais procurar?
A infecção é muito comum e fácil de tratar, por isso, todas as especialidades médicas podem atender os casos de furúnculo. Os dermatologistas têm mais contato com a situação, mas clínicos gerais, cirurgiões gerais, pediatras ou outras áreas médicas também atendem o abscesso.
Então, eles avaliam o caso e analisam se há necessidade de exames médicos mais detalhados sobre o furúnculo.
Perguntas frequentes sobre furúnculo
Qual é a diferença entre furúnculo e pelo encravado?
O pelo encravado é uma foliculite, então, surge ao redor do pelo, de forma mais superficial e menos dolorosa e profunda. O furúnculo pode ter grande profundidade e é mais doloroso.
Pode aparecer mais de uma vez?
Sim. Assim como infecções virais, o furúnculo também pode surgir mais de uma vez em uma pessoa. As infecções do quadro são comuns no Brasil. Em média, são cerca de 150 mil casos por ano.
Algumas pessoas têm muito contato com a Staphylococcus. Ou seja, a infecção pode voltar a acontecer. Além disso, o abscesso pode estar presente em mais de uma parte do corpo ao mesmo tempo. Para este caso, o diagnóstico é o de furunculose.
Posso estourar um furúnculo?
Não é recomendado estourar o furúnculo. Isso porque o corte feito de forma errada pode agravar ainda mais a infecção, gerando um furúnculo mais profundo ou também uma outra infecção ainda pior.
Antes de mexer na região, consulte um médico. O profissional irá avaliar se há necessidade de drenar a lesão de forma cirúrgica.
O furúnculo pode ser maligno?
Os furúnculos são benignos. Ou seja, não há risco de se desenvolverem para um câncer ou tumor a partir da infecção.
Entretanto, o manuseio da lesão pode acarretar em quadros mais graves, como a sepse.
É transmissível?
Sim, ele pode ser contagioso. A infecção acontece pelo desenvolvimento da bactéria Staphylococcus na pele. Dessa forma, pode ser transmissível.
Como prevenir o furúnculo?
Por fim, como toda infecção, hábitos de higiene precisam estar presentes no dia a dia para evitar o surgimento dos furúnculos. Veja alguns:
- Lavar as mãos com frequência;
- Não levar as mãos ou objetos sujos à boca e nariz;
- Manter as unhas curtas e limpas, evitando então o acúmulo de sujeira na região;
- Trocar as roupas de cama e peças de uso pessoal com frequência;
- Evitar roupas justas e tecido sintético que possam deixar o corpo abafado;
- Não coçar a lesão. Assim, evita-se a infecção de outros locais do corpo.
Referências: Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde; Sociedade Brasileira de Dermatologia.