Foliculite: O que é, tratamento e como evitar o problema

14 de setembro, 2021

A foliculite consiste em uma inflamação que surge na raiz dos pelos, levando ao aparecimento de bolinhas vermelhas que muitas vezes causam coceira, queimação e inchaço na região.

Em primeiro lugar, os folículos estão espalhados por todo o corpo humano. Exceto nas palmas das mãos, nas plantas dos pés e nas áreas de transição entre a pele e as mucosas — lábios, por exemplo. 

Apesar poder aparecer em qualquer parte do corpo onde há pelos, a foliculite costuma acometer com mais frequência áreas como face, couro cabeludo, axilas, coxas, nádegas e virilha.

Geralmente, a foliculite surge devido a pelos encravados ou a bactéria e fungos — sendo a bactéria Staphilococcus aureus a principal. Além disso, usar lâminas de barbear para se depilar, vestir roupas muito justas ou que retêm umidade e calor, feridas cirúrgicas, picadas de insetos e problemas como acne e dermatite podem contribuir para o surgimento da inflamação. 

Leia também: O que acontece com sua pele quando você está estressada

Tratamento

O tratamento para foliculite varia de acordo com a causa, o tipo e a gravidade das lesões. Mas algumas medidas caseiras podem ajudar a aliviar os sintomas.

Por exemplo, fazer compressas mornas e úmidas várias vezes por dia no local afetado. Outra dica é utilizar sabonete antisséptico para lavar e, em seguida, aplicar pomadas ou cremes com propriedades anti-inflamatórias.

Dicas para evitar a foliculite

Veja também dicas para evitar o problema:

  • Evite roupas muito justas ou úmidas: O uso prolongado de roupas úmidas (biquínis) pode favorecer o surgimento da foliculite. Portanto, evite utilizar essas peças por muito tempo;
  • Evite água muito quente: Tomar banho com água muito quente deixa a pele mais ressecada e elimina as bactérias essenciais para a proteção do nosso corpo. Assim, pode ocorrer descamação e até mesmo pequenas feridas, favorecendo a invasão de organismos causadores da foliculite.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo