8 frutas que dão saciedade para incluir no cardápio

Alimentação Bem-estar
28 de Abril, 2023
8 frutas que dão saciedade para incluir no cardápio

Quem está em um processo de emagrecimento deve adotar algumas estratégias para driblar a fome, mas sem necessariamente consumir muitas calorias. Um segredo, então, é apostar em frutas que dão saciedade!

De acordo com a nutricionista Ana Cláudia Amemiya, professora de Nutrição da Estácio, a saciedade diz respeito ao processo contrário à fome. “Nele, temos uma sensação de alívio em sintomas como ‘barriga roncando’”, explica.

A saciedade acontece depois do armazenamento do alimento ingerido no estômago, o que causa a distensão do mesmo. Assim, quanto mais tempo ele permanecer no órgão, mais demorará para sentirmos fome.

Essa parte, diz a especialista, não tem muita relação com a quantidade da comida, mas sim com a sua composição. “Quanto mais gordura e proteína contida no alimento, por exemplo, maior o tempo necessário para o esvaziamento gástrico.”

Leia também: 10 melhores dietas para o coração, segundo órgão de saúde

Quais frutas mais dão saciedade?

As frutas são compostas, basicamente, de carboidratos, fibras, água e micronutrientes. Assim, se ela tiver mais carboidratos, mais rápida será a absorção pelo organismo – logo, a fome pode dar as caras em pouco tempo.

Por outro lado, se ela carregar mais fibras e água, o efeito será contrário! “Frutas com mais proteínas, fibras e água em suas composições geram mais saciedade justamente pela distensão gástrica e maior permanência no estômago”, explica a profissional.

Confira, assim, uma lista de boas opções, de acordo com a especialista:

Goiaba

Abundante em vitaminas C e A, bem como em licopeno (um antioxidante), a fruta ajuda a combater a oxidação da pele, responsável pelo envelhecimento precoce. Além disso, fortifica os ossos e os dentes.

Frutas que dão saciedade: banana

As vitaminas mais abundantes em sua composição são a A e a C. No que diz respeito aos minerais, o potássio é seu principal componente. Não só, é uma grande fonte de fibras.

Kiwi

Versátil, o kiwi vai bem sozinho, em sucos, vitaminas, saladas, vinagretes e como acompanhante das carnes bovina e de carneiro. Além disso, é rico em folato e fibras, além de conter poucas calorias – cerca de 62 em 100 gramas.

Damasco

O damasco é conhecido em sua forma seca, mas a fruta é deliciosa in natura também. Rica em nutrientes e pouco calórica, seu consumo é altamente recomendado.

Uma verdadeira “bomba de vitaminas”, o damasco é especialmente abundante em vitaminas A e C. Não só, é também cheio de minerais, como potássio e ferro. Fora isso, as fibras não faltam em sua composição.

Frutas que dão saciedade: abacate

O abacate é considerado um superalimento por seu alto teor de nutrientes e micronutrientes. Em 100 gramas, apresenta 15 gramas de gorduras, 9 gramas de carboidratos e 2 gramas de proteína.

Além disso, contém altos teores de potássio, mineral indispensável para controlar a saúde do coração – mais do que na banana, inclusive. E é rico em vitaminas C, E e K.

Mexerica (tangerina)

É fonte de vitamina A e, sobretudo, vitamina C. Não apenas, é abundante em antioxidantes naturais, fibras e potássio.

Também ajuda a manter os ossos fortes, visto que é rica em potássio, mineral essencial para a saúde óssea. Além disso, uma unidade média do alimento contém apenas 44 calorias.

Frutas que dão saciedade: manga

Rica em vitamina A, polifenóis (compostos antioxidantes) e fibras!

Laranja

Além de sua disponibilidade durante o ano inteiro, a laranja é um dos alimentos que são referência em fornecimento de vitamina C.

“Lembrando que todas devem ser consumidas in natura, e não como sucos, para o efeito desejado”, finaliza.

Fonte: Ana Cláudia Amemiya, nutricionista e professora de Nutrição da Estácio.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso

foto mostra salsão (também conhecido como aipo) de diferentes maneiras: in natura, cortado em pedaços pequenos e em forma de suco
Alimentação Bem-estar

Suco de salsão (aipo) é multivitamínico. Veja como fazer!

Sai a couve, entra o salsão como ingrediente do suco verde, prometendo tanto ou mais benefícios

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra