Safra de inverno: veja as frutas e os vegetais da estação
A chegada do inverno marca um período de temperaturas mais baixas e pouca umidade do ar. Todas essas mudanças no clima favorecem o plantio de certos alimentos, que tendem a ficar mais baratos e até gostosos. Confira, então, quais são as frutas e os vegetais típicos do inverno e seus benefícios:
Por que apostar nas frutas e nos vegetais do inverno?
Porque esses alimentos geralmente são mais saborosos, frescos e bonitos, visto que são cultivados e colhidos em ambientes mais favoráveis. Além disso, eles exigem um menor uso de agrotóxicos para sobreviver, o que beneficia a saúde do consumidor, o meio ambiente e até o bolso.
Estudos já comprovaram que os vegetais plantados em temporadas adequadas são nutricionalmente mais ricos. Uma pesquisa dos Estados Unidos, por exemplo, constatou que o brócolis cultivado em sua época natural continha mais vitamina C do que as versões colhidas fora dela. Os resultados foram publicados no periódico científico International Journal of Food Science and Nutrition.
Leia também: O que comer no frio para emagrecer?
Safra de inverno: quais as frutas e os vegetais da estação?
Abóbora
Seja do tipo japonesa, moranga, de pescoço ou italiana, a abóbora contém betacaroteno, nutriente importante para a visão. Além de vitaminas C, E e A, fibras e muita água. Sua baixa concentração de calorias a torna uma boa opção para quem quer emagrecer.
Abobrinha
Outra alternativa pouco calórica, a abobrinha é da mesma família de alimentos nutritivos, como melancia, chuchu e a própria abóbora. É rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio e fibras.
Batata-doce
Ótima fonte de carboidratos saudáveis, torna-se perfeita para quem precisa de energia. Possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata inglesa.
Berinjela
Também pobre em calorias, a berinjela concentra antioxidantes e fibras, além de ser um alimento com baixo teor calórico.
Brócolis
Apenas uma xícara de chá de brócolis entrega, aproximadamente, 110% da recomendação diária de vitamina C, 43% da recomendação diária de vitamina A e apenas 20 calorias!
Cará
Parece inhame, mas não é. O tubérculo é fonte de carboidratos complexos, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, fósforo e cálcio. Por isso, pode ser um grande aliado da regulação da pressão arterial.
Cenoura
Muito nutritiva, ela é fonte de sais minerais como ferro, cálcio, manganês e potássio, além de vitaminas A (por isso a fama de fazer bem para os olhos), K, C, E, do complexo B.
Couve-flor
O vegetal crucífero é primo do brócolis. Assim como ele, a couve-flor é referência em vitamina C. Ademais, concentra substâncias antioxidantes, vitamina K e fibras.
Ervilha
Excelente fonte vegetal de proteínas, a ervilha é muito consumida por veganos e vegetarianos. Também é abundante em fibras.
Inhame
O alimento carrega carboidratos e ácidos graxos monoinsaturados (as chamadas gorduras boas), importantes para o equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue. Além disso, tem boas quantidades de vitamina C e vitaminas do complexo B.
Mandioca
Outra importante fonte de carboidratos, a mandioca é consumida de diversas formas ao redor do país. Contém vitaminas C e B1, potássio, fibras, folato e resveratrol.
Mandioquinha
A mandioquinha é excelente em fornecer energia (entrega cerca de 20g de carboidratos complexos), potássio, cálcio, vitamina C e vitaminas do complexo B (niacina e tiamina).
Nabo
Concentra muitas fibras e poucas calorias, o que o torna um ótimo alimento para garantir saciedade. Suas folhas também podem ser consumidas e concentram diversos nutrientes.
Acelga
As folhas crocantes ficam muito boas em saladas. Além disso, elas contêm vitaminas C e A.
Alface
A alface é rica em vitaminas, especialmente C e A. Ainda, é fonte de minerais, como ferro e magnésio.
Chicória (escarola)
Tanto a chicória quanto a escarola são folhas da mesma família, e apresentam um sabor mais amargo. São conhecidas por carregarem muitas fibras e ferro.
Couve
Outra excelente fonte de ferro, a couve é famosa por ajudar no combate à anemia.
Espinafre
A verdura fez parte da infância de muita gente. E a ideia de que ela torna a gente mais forte é, em partes, verdadeira: o espinafre é altamente nutritivo, com minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio.
Mostarda
Tanto a planta, quanto as suas sementes são ótimas para a nossa saúde. Elas contêm grandes quantidades de minerais, bem como de vitaminas.
Repolho
O vegetal é rico, principalmente, em vitamina C. Não apenas, outras vitaminas o compõem e o enriquecem, como a vitamina A e a B6. Ademais, ajuda na redução da retenção de líquidos.
Banana
Trata-se da fruta mais consumida no Brasil. Ela fortalece o coração (pois é um alimento eletrólito), ajuda no trânsito intestinal (por concentrar fibras), pode ser usada antes do treino (já que fornece energia) e melhora o nosso humor (graças ao triptofano).
Laranja
Quando o assunto é a laranja, logo pensamos na vitamina C. Mas o alimento também carrega outros diversos compostos antioxidantes.
Limão
Uma ótima fonte de vitamina C e fibras, contém muitos compostos vegetais, minerais e óleos essenciais.
Mamão
Sabe por que o mamão é considerado um ótimo amigo do intestino? Pois além de carregar fibras, ele possui uma enzima chamada papaína, substância com forte ação digestiva.
Melão
Não importa o tipo em questão, o melão é ótimo para a hidratação (uma vez que 90% dele é água). Não só, é composto por minerais como cálcio, fósforo e ferro e vitaminas A, C e do complexo B.
Morango
Também rico em água, o morango é pouco calórico e tem mais vitamina C do que a própria laranja.
Pêra
É rica em vitaminas do complexo B, fibras e sais minerais essenciais, como o potássio.
Pinhão
Carboidrato que é a cara das festas juninas! Também concentra ácidos graxos essenciais para a saúde, como ômega-6 e ômega-9, que contribuem para a redução do colesterol no sangue e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.
Tangerina
Ela é parte das frutas cítricas e é rica em vitaminas, em especial a vitamina C. Ainda, é fonte de vitamina A e betacaroteno.