Fruta-pão: Conheça os benefícios para a saúde
A fruta-pão é parente da jaca e é nativa da Ásia, mas é também bastante cultivada no Brasil desde a década de 1970. Ela é uma boa fonte de vitaminas, como as do complexo B e vitamina C, portanto, pode beneficiar a saúde do cérebro, fortalecer a imunidade e mais. Comum no Nordeste, pode ser consumida cozida ou assada para acompanhar pratos com molhos.
Existem dois tipos de fruta-pão: as com sementes e as sem. O segundo tipo é mais comum. Já as frutas com caroço não possuem polpa, mas, as sementes podem ser consumidas como castanhas ou em forma de farinha.
Benefícios da fruta-pão
Assegura a saúde do cérebro e do fígado
Entre suas propriedades, é rica em vitaminas do complexo B, em especial a vitamina B1, também chamada de tiamina. Essa vitamina está relacionada à manutenção da saúde cerebral, ajudando a prevenir o processo neurodegenerativo, bem como a saúde do fígado, prevenindo doenças como a hepatite e a esteatose – acúmulo de gordura no órgão.
Pele e visão saudáveis
A vitamina B2 (riboflavina) é outra que está abundantemente presente na composição da fruta. A B2 é principalmente importante para a saúde da pele e dos olhos, portanto, ajuda a prevenir problemas como a acne, manchas, aparecimento de rugas e mais. Além disso, protege a visão.
Facilita o trânsito intestinal
Também rica em fibras, portanto, ajuda na digestão de forma que facilita e acelera o trânsito intestinal. Sendo assim, seu consumo ajuda a prevenir a constipação (prisão de ventre).
Fortalece a imunidade
Além das vitaminas do complexo B e das fibras, a vitamina C também faz parte da fruta-pão. Anti-inflamatória, ela ajuda a garantir a maior eficácia da ação protetora do sistema imunológico, ou seja, ajuda a fortalecer a imunidade.
Controla a glicemia e a pressão arterial
Sua riqueza em fibras também auxilia no controle da glicemia, ou seja, o nível de açúcar presente no sangue. Isso pode beneficiar pacientes de diabetes. Ainda, auxilia também no controle a pressão arterial, prevenindo problemas no coração.