Freekeh: o que é, benefícios e como consumir

Alimentação Bem-estar
03 de Março, 2023
Freekeh: o que é, benefícios e como consumir

Você já ouviu falar no conceito de grãos ancestrais? Eles recebem esse nome porque são plantados e colhidos da mesma forma há milhares de anos! E se a receita é antiga, os benefícios também são: eles trazem inúmeras vantagens para a saúde de quem o consome. Entre esses alimentos, está o freekeh! Saiba mais:

O que é o freekeh?

Trata-se do grão de trigo colhido ainda verde. O resultado é um alimento ainda mais carregado em nutrientes e com um sabor muito diferente. Isso porque os cereais, quando são ingeridos jovens, concentram bem mais proteínas, fibras, vitaminas (principalmente as do complexo B) e minerais (em especial o potássio, o magnésio e o zinco).

A origem do freekeh não é totalmente conhecida, mas a teoria mais aceita diz que ele foi descoberto pelos povos árabes. Não à toa, faz parte de muitos pratos típicos dessa culinária. No Brasil, ainda é considerado uma novidade, mas promete ganhar os corações de pessoas que buscam manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Quais os benefícios do freekeh?

Entre seus pontos fortes, podemos destacar:

Ajuda no funcionamento do intestino

Isso porque ele carrega o chamado amido resistente, o que o torna um tipo de probiótico – isto é, estimula a produção de bactérias benéficas no intestino. Além disso, o freekeh também é rico em fibras, que servem de alimento para esses micro-organismos. Todos esses motivos estimulam o bom funcionamento do órgão, prevenindo problemas digestivos.

Garante saciedade

O freekeh possui até quatro vezes mais fibras que o arroz integral! Por isso, é altamente saciante, fazendo com que a fome demore mais tempo para aparecer.

Contribui para o controle da glicemia

O grão é de baixo índice glicêmico (IG), o que quer dizer que ele é transformado em glicose (açúcar) de forma lenta e controlada pelo corpo, evitando picos de glicemia. Uma ótima opção para pessoas que convivem com o diabetes, por exemplo.

Dá mais energia

Ele também é campeão em vitaminas do complexo B, que têm como uma das propriedades ajudar no processo de formação de energia pelo corpo.

Contém boas doses de proteína

Uma porção de 100 gramas de freekeh contém cerca de 14 gramas de proteína.

Protege a saúde dos olhos

Isso por conta da presença de luteína e zeaxantina, duas substâncias antioxidantes presentes na retina e que evitam a degeneração da estrutura dos olhos.

Leia também: Biotina: A vitamina com benefícios para cabelos, pele e unhas

Para quem o freekeh é indicado?

O freekeh, no geral, pode ser consumido por qualquer pessoa. Contudo, por ser o grão do trigo, é preciso lembrar que ele tem glúten, ou seja, é contraindicado para pessoas com doença celíaca, sensibilidade ao glúten ou alergia ao trigo.

Onde encontrar o freekeh?

O alimento pode ser encontrado em casas de produtos naturais. Também está disponível em alguns sites na internet.

Como preparar o freekeh?

O método de preparo não poderia ser mais fácil. Você só precisa levar para ferver em água! Se for a versão triturada, ela pode levar cerca de 15 a 20 minutos para ficar macia. Por outro lado, o grão inteiro pode demorar até 40 minutos.

Receitas com freekeh

Freekeh com agrião e gengibre

freekeh

Ingredientes:

  • 2 xíc (chá) de freekeh;
  • 4 + 1/2 xíc (chá) de água;
  • 1/2 cebola picada;
  • 1 col (sobremesa) de gengibre picado;
  • 1/2 maço de agrião;
  • 1 dente de alho picado;
  • 1 col (sopa) de óleo de gergelim;
  • 1/2 col (sopa) de molho de soja;
  • Sal marinho;
  • Água.

Modo de preparo:

Primeiramente, refogue o alho, a cebola e o gengibre no óleo de gergelim. Então, adicione o freekeh, a água e o sal, deixando cozinhar até a água secar ou ficar macio. Em seguida, ferva duas colheres de água com o molho de soja, adicione o agrião e deixe murchar. Por fim, desligue o fogo, misture o freekeh e sirva.

Risoto de freekeh e frango

freekeh

Ingredientes:

  • 400g de peito de frango em cubos;
  • 1 xíc de freekeh;
  • 2 col (sopa) de azeite de oliva;
  • 2 xíc (chá) de água;
  • 1/2 brócolis;
  • 1 cebola picada;
  • 1 dente de alho;
  • Pimenta a gosto;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Primeiramente, em uma panela, frite a cebola e o alho em uma colher de azeite, adicione os cubos de frango, tempere com sal e pimenta e vá colocando água aos poucos. Então, quando o frango estiver quase pronto, adicione o brócolis e cozinhe até ficar macio.

Em outra panela, aqueça a outra colher de azeite, adicione o freekeh e mexa até tostar levemente. Em seguida, coloque água até cobrir e leve para ferver, deixando cozinhar. Por fim, misture todos os ingredientes e sirva!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela

Farinha de chia
Alimentação Bem-estar

Farinha de chia: benefícios e opções de receitas

A farinha de chia é obtida a partir da moagem das sementes de chia, trazendo praticamente os mesmos benefícios dessas sementes

mulher fazendo o exercício stiff na academia
Bem-estar Movimento

Stiff fortalece pernas e glúteos: conheça os benefícios, dicas e como fazer

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e posteriores de coxa