Fitonutrientes: O que são, benefícios e fontes
Os fitonutrientes, também chamados de fitoquímicos, são compostos encontrados nas frutas e vegetais, e possuem um forte efeito benéfico no corpo. Acredita-se que existam milhares dessas substâncias, mas apenas uma parcela delas já foi isolada e testada.
Incluindo classes como carotenóides, flavonoides, isotiocianatos e muito outros, esses nutrientes podem ter efeitos que variam de antioxidantes a agentes anti-inflamatórios, além de propriedades que podem ser neuroprotetoras, fornecem suporte imunológico, regulam hormônios e muito mais.
Benefícios dos fitonutrientes
Assim como as vitaminas e minerais, os fitonutrientes desempenham um papel essencial na manutenção da saúde e na prevenção de doenças. Saiba mais.
Fortalecem a imunidade
Devido à sua abundância de antioxidantes, é possível dizer que os fitoquímicos fortalecem a imunidade, bem como combatem a ação de radicais livres, ou seja, o estresse oxidativo – que provoca diversas doenças, inclusive o câncer.
Leia também: Alimentos para aumentar a imunidade
Aliviam inflamações no corpo
Também, são naturalmente anti-inflamatórios, portanto, combatem inflamações no corpo. Dessa forma, alimentos ricos nesses nutrientes podem aliviar processos inflamatórios que poderiam prejudicar o organismo. Ainda, previnem que acne se manifeste na pele.
Protegem a saúde do cérebro
Segundo um estudo feito por cientistas da Universidade de Ton Duc Thang, no Vietnã, fitonutrientes também possuem potente efeito neuroprotetor, ou seja, consumir alimentos ricos neles protegem a saúde do cérebro. Portanto, ajudam a prevenir doenças como o Alzheimer e o Parkinson.
Previnem o câncer
Ainda, alguns fitonutrientes podem prevenir que substâncias na comida ou presentes no ambiente, como a poluição atmosférica, transformem-se em células cancerígenas no corpo. Isso deve-se principalmente ao seu poder anti-inflamatório.
Leia também: Benefícios do exercício físico para pacientes com câncer
Pele jovem e lisinha
Não só, é impossível falar de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes sem citar um de seus maiores benefícios: a garantia de uma pele jovem e lisinha. Ao combater o estresse oxidativo, esses nutrientes previnem o envelhecimento precoce da pele e, portanto, previnem também o aparecimento de rugas, expressões de idade e mais.
Leia mais: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha
Tipos de fitonutrientes
Os fitonutrientes podem ser considerados “componentes bioativos dos alimentos”, pois suas atividades biológicas no corpo humano desempenham um papel na saúde. A classificação pode ser confusa, pois as principais classes são baseadas na estrutura química. Conheça alguns grupos.
Polifenóis
Há pelo menos 500 tipos distintos de polifenóis. Eles são antioxidantes naturais, presentes em diversos alimentos, especialmente as folhas verdes, legumes e vegetais. Eles se divididem em 3 categorias: flavonoides, não-flavonoides e ácidos fenólicos.
Flavonoides
Também chamados de bioflavonoides, estão principalmente presentes em frutas, vegetais e mesmo em algumas flores e folhas. Por isso, também podem ser consumidos em forma de chás, como o chá preto.
Carotenoides
Eles são conhecidos por estarem presentes em grande quantidade na composição de alimentos como, por exemplo, a cenoura. Não só, esses fitonutrientes de ação antioxidante natural também podem ser encontrados na beterraba e em frutas como acerola, mamão e manga.
Glucosinolatos
Especialmente presentes em vegetais crucíferos, a exemplo do brócolis, esses são alguns dos fitonutrientes mais poderosos que podemos consumir. Também podem ser encontrados em grandes quantidades em espinafre, repolho, couve, couve-flor, couve-de-bruxelas, nabo e rabanete.
Isotiocianatos
Esse tipo de fitoquímico é mais presente em alimentos de sabor picante, como a pimenta. Entretanto, também faz parte da composição de alimentos também ricos em glucosinolatos.