Fel da terra: O que é, propriedades e benefícios
O fel da terra é uma planta medicinal nativa da Europa. Ela possui sabor amargo e flores cor de rosa. A princípio, suas propriedades são geralmente aproveitadas na forma de chá, mas também podem ser usadas no preparo de sucos, vinhos e licores de ervas.
Seus principais benefícios estão associados à saúde do estômago e do intestino.
Benefícios do fel da terra
Estômago saudável
O fel da terra é um grande aliado da saúde do estômago, especialmente por aliviar desconfortos e dores. Além disso, ajuda na digestão e pode prevenir a sensação de inchaço e flatulência que poderiam ser causados, por exemplo, pelo excesso de gases.
Fel da terra combate a constipação
Bebidas preparadas a partir desta planta medicinal podem também combater a constipação, ou seja, a prisão de ventre. Afinal, ao facilitar a digestão, consequentemente, facilita-se também o trânsito intestinal. Para quem deseja perder peso, o chá de fel da terra pode ser de grande ajuda por esse motivo.
Leia também: Assa-peixe: Conheça a planta medicinal brasileira
Alivia sintomas da ansiedade
Por ser calmante, a planta – especialmente quando preparada na forma de chá – pode aliviar sintomas da ansiedade, bem como do estresse. Não só, garante um sono mais relaxante e livre de insônia.
Pele calma e saudável
Seu efeito calmante também beneficia a pele, principalmente em casos de rosácea. A planta também ajuda no processo de cicatrização de feridas, cortes, picadas de inseto e acne.
Como consumir o fel da terra
- Chá e suco
- Licor ou vinho de ervas
Contraindicações e possíveis efeitos colaterais
É preciso alertar que, apesar dos benefícios, a planta não é recomendada para todos. Dessa forma, ela é especialmente contraindicada para gestantes e lactantes, pacientes de gastrite, úlceras estomacais e acidose metabólica (excesso de acidez no sangue). Antes de seu consumo, um médico sempre deve ser consultado.
Leia mais: Agripalma: Conheça os benefícios da planta medicinal