Quer fazer uma prova de corrida em 2024? Dicas essenciais
Você já traçou as metas de ano novo, e decidiu que uma delas é fazer uma prova de corrida em 2024. E agora, por onde começar?
A verdade é que se você ainda não corre, o melhor é iniciar com um check-up da sua saúde: consulte um médico e faça os exames solicitados para entender se você está apto para a prática. Se a resposta for sim, confira algumas dicas para chegar em dezembro arrasando!
Como fazer uma prova de corrida em 2024?
1 – Escolha uma distância realista
Nada de querer completar uma maratona (42km) logo na sua primeira prova. Forçar o corpo para além dos seus limites é extremamente perigoso – fazer exercícios de alto volume ou alta intensidade sem o preparo adequado pode gerar desidratação, queda da pressão e até arritmias fatais.
Por isso, opte por um percurso de 5km. Ele costuma ser o mais comum para participantes iniciantes. Muitos eventos disponibilizam seus calendários no começo do ano e liberam a venda dos ingressos alguns meses antes da competição. Por isso, fique atento e programe-se com antecedência.
2 – Comece intercalando corrida com caminhada
Ainda não consegue correr 5km direto? Não tem problema. Você pode, durante os treinos, intercalar momentos de corrida com momentos de caminhada para conseguir recuperar o fôlego.
O segredo, então, é ir se desafiando aos poucos e aumentar os momentos que passa correndo. Mas faça isso de forma gradativa para evitar dores e lesões – e de preferência, conte com o acompanhamento de um profissional.
3 – Invista em uma boa alimentação
Pode parecer bobagem, mas comer de acordo com o seu objetivo (a corrida) pode fazer toda a diferença!
Assim, considere passar por uma consulta com um nutricionista. Você vai entender que os carboidratos, por exemplo, são essenciais para garantir energia e te dar aquele gás. Já as proteínas contribuem para a correta recuperação do corpo.
Além disso, não deixe de consumir frutas e vegetais. Eles são fontes de fibras, vitaminas e minerais essenciais para o correto funcionamento do organismo. E a água garante hidratação!
4 – Fortaleça o corpo
A corrida é considerada um exercício de alto impacto. Desse modo, a melhor forma de prevenir dores e lesões nas articulações com a prática é tendo um fortalecimento adequado.
Modalidades como a musculação permitem que você evolua adequadamente no esporte, contribuem para aumentar a massa magra (corrigindo possíveis desequilíbrios musculares) e ajudam a garantir mais condicionamento. Por isso, já sabe: nos dias em que não for correr, vá à academia!
5 – Respeite seus limites
Se você estiver muito cansado ou dolorido, tenha um dia off. Isso porque é bom ressaltar que os descansos também fazem parte dos treinos: são eles que permitem que o seu corpo se recupere adequadamente.