Quer fazer uma prova de corrida em 2024? Dicas essenciais

Bem-estar Movimento
16 de Maio, 2024
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Quer fazer uma prova de corrida em 2024? Dicas essenciais

Você já traçou as metas de ano novo, e decidiu que uma delas é fazer uma prova de corrida em 2024. E agora, por onde começar?

A verdade é que se você ainda não corre, o melhor é iniciar com um check-up da sua saúde: consulte um médico e faça os exames solicitados para entender se você está apto para a prática. Se a resposta for sim, confira algumas dicas para chegar em dezembro arrasando!

Como fazer uma prova de corrida em 2024?

1 – Escolha uma distância realista

Nada de querer completar uma maratona (42km) logo na sua primeira prova. Forçar o corpo para além dos seus limites é extremamente perigoso – fazer exercícios de alto volume ou alta intensidade sem o preparo adequado pode gerar desidratação, queda da pressão e até arritmias fatais.

Por isso, opte por um percurso de 5km. Ele costuma ser o mais comum para participantes iniciantes. Muitos eventos disponibilizam seus calendários no começo do ano e liberam a venda dos ingressos alguns meses antes da competição. Por isso, fique atento e programe-se com antecedência.

2 – Comece intercalando corrida com caminhada

Ainda não consegue correr 5km direto? Não tem problema. Você pode, durante os treinos, intercalar momentos de corrida com momentos de caminhada para conseguir recuperar o fôlego.

O segredo, então, é ir se desafiando aos poucos e aumentar os momentos que passa correndo. Mas faça isso de forma gradativa para evitar dores e lesões – e de preferência, conte com o acompanhamento de um profissional.

3 – Invista em uma boa alimentação

Pode parecer bobagem, mas comer de acordo com o seu objetivo (a corrida) pode fazer toda a diferença!

Assim, considere passar por uma consulta com um nutricionista. Você vai entender que os carboidratos, por exemplo, são essenciais para garantir energia e te dar aquele gás. Já as proteínas contribuem para a correta recuperação do corpo.

Além disso, não deixe de consumir frutas e vegetais. Eles são fontes de fibras, vitaminas e minerais essenciais para o correto funcionamento do organismo. E a água garante hidratação!

4 – Fortaleça o corpo

A corrida é considerada um exercício de alto impacto. Desse modo, a melhor forma de prevenir dores e lesões nas articulações com a prática é tendo um fortalecimento adequado.

Modalidades como a musculação permitem que você evolua adequadamente no esporte, contribuem para aumentar a massa magra (corrigindo possíveis desequilíbrios musculares) e ajudam a garantir mais condicionamento. Por isso, já sabe: nos dias em que não for correr, vá à academia!

5 – Respeite seus limites

Se você estiver muito cansado ou dolorido, tenha um dia off. Isso porque é bom ressaltar que os descansos também fazem parte dos treinos: são eles que permitem que o seu corpo se recupere adequadamente.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva