Diferenças entre massa muscular e massa magra

Bem-estar Movimento
26 de Julho, 2023
Leticia Ramirez Naper de Souza
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 63183
Diferenças entre massa muscular e massa magra

Compreender como o nosso corpo funciona contribui para que possamos facilitar o seu desenvolvimento. E se você pratica atividades físicas, já deve ter ouvido as expressões massa muscular e/ou massa magra. Mas embora sejam constantemente confundidas, os dois tipos de massa exercem papéis distintos no corpo. Mas afinal, qual é a diferença entre elas? A seguir, saiba mais!

Veja também: Falta de coordenação no treino? Veja como melhorar

Afinal, o que é massa magra?

A massa magra corresponde ao peso total do corpo, sem considerar o percentual de gordura ou massa gorda. Portanto, a massa magra é composta por: órgãos, pele, ossos, água corporal e também massa muscular. Então, isso significa que qualquer alteração no peso nessas áreas pode ser registrada no percentual de massa magra. 

De acordo com Bianca Pichirilli, profissional de educação física, o peso dos órgãos não mudará muito ao longo da vida. A densidade óssea diminui com o tempo, mas não afetará significativamente o peso. 

E a massa muscular?

A massa muscular é o conjunto de cerca de 600 músculos que formam todo o corpo humano, eles são responsáveis pela postura e movimentação. 

“Você pode crescer e desenvolver ativamente a massa muscular por meio de exercícios e de nutrição adequados. Para ganhá-la, é fundamental aliar a prática de exercícios à boa alimentação. Além disso, o músculo é mais denso do que a gordura. Ou seja, se você aumentou seus níveis de atividade física, mas não está perdendo peso, pode ser por ganhar massa muscular magra”, aponta a educadora física. Então, isso significa que a massa muscular é a principal beneficiada pela rotina de treinos.

Riscos de perda de massa 

Segundo Guilherme Leme, gerente técnico da Bio Ritmo, a perda de massa muscular pode ocasionar queda e fraturas importantes, especialmente na população idosa. O que pode impedir a execução autônoma de tarefas da vida cotidiana como agachar e levantar, fazer compras e subir escadas.

Portanto, representa um fator determinante no aparecimento de dores articulares e na região lombar, que é uma das principais causas de afastamento do trabalho.

Como saber os meus níveis de massa (muscular e magra)? 

Os parâmetros saudáveis — tanto de massa magra, quanto de massa muscular — podem variar e dependem totalmente do sexo, da idade, do peso, da altura e do nível de aptidão física. Isso significa que não há um parâmetro ideal geral para a população. Cada pessoa deve ter uma avaliação individual.

Esses dois índices não podem ser observados através de uma pesagem comum, como em balanças convencionais. Os percentuais podem ser obtidos por meio de uma avaliação de bioimpedância, que conta com uma balança específica para apontar os níveis de massa muscular e magra.

Além disso, vale reforçar que a avaliação de um profissional da área é fundamental para entender os números e definir uma jornada de evolução, como nutricionistas, médicos e educadores físicos.

Afinal, como atingir bons percentuais de massa?

Tanto a massa magra quanto a massa muscular podem recebem a influência de hábitos como uma boa rotina de exercícios físicos com pesos e atividades que exerçam estresse mecânico nos músculos e articulações para torná-las mais fortes e adaptadas.

Além disso, é essencial manter uma boa alimentação, garantir o controle da ingestão calórica, apostar em alimentos ricos em proteínas e fibras, ingerir boas fontes de carboidratos e ter um consumo equilibrado de gorduras saudáveis. Por fim, beber água suficiente também é importantíssimo para quem deseja manter uma boa composição corporal.

Fontes: Bianca Pichirilli, profissional de educação física; e Guilherme de Almeida, professor especialista em educação física da Academia Bio Ritmo

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

mulher fazendo o exercício prancha na sala de casa, que serve para fortalecer o core
Bem-estar Movimento

Por que você deveria fortalecer o core (e melhores exercícios!)

Fortalecer o core vai muito além da estética – pode prevenir dores, lesões e melhorar a postura. Veja os melhores exercícios!