Dicas para começar a participar de provas de corrida de rua

Bem-estar Movimento
08 de Setembro, 2021
Dicas para começar a participar de provas de corrida de rua

A corrida de rua é uma das atividades físicas mais comuns. Isso porque é prática e de baixo custo, sendo acessível a quase todas as pessoas. Assim, a modalidade existe há séculos, e é uma ótima opção para quem gosta de se exercitar ao ar livre. As provas de corrida, inclusive, fazem sucesso em diversos lugares do mundo.

No entanto, por mais que a corrida de rua seja de fácil acesso, ela é uma modalidade de alto impacto. Isto é, quando feita da maneira errada, pode causar lesões.

Por isso, para praticá-la você deve ter os devidos cuidados — principalmente quem deseja participar de provas de corrida. Veja algumas dicas que podem ajudar:

Tenha acompanhamento profissional

Antes de mais nada, é essencial buscar uma avaliação médica para saber se a sua saúde está em dia. Além disso, vale ter o acompanhamento de um educador físico para evitar lesões. 

Leia também: Corrida para iniciantes: Saiba como começar

Comece devagar

A principal dica é começar devagar. Dessa maneira, os especialistas recomendam 5 km e, após um ano, apostar em trechos maiores (10 e 15 km). 

Caso o atleta tenha dificuldades para correr a maratona completa, é ideal realizar alguns trechos andando.

Não esqueça de beber água durante as provas de corrida

Quando nos exercitamos, a taxa de transpiração aumenta e perdemos, em média, de 1 a 2 litros de líquidos por hora de atividade física. Contudo, quando essa transpiração não é recompensada, há um desequilíbrio na regulação da temperatura,  o que leva à diminuição do rendimento e ao surgimento de problemas para a saúde.

Portanto, leve sempre uma garrada de água, para beber antes, durante e depois da corrida.

Use tênis e roupas apropriadas nas provas de corrida

Para correr você deve usar roupas e tênis apropriados, pois um calçado inadequado, por exemplo, pode causar lesões. Ademais, as vestimentas ajudam a trazer motivação extra ao treino.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.