Como beber mais água em 2024? Dicas de hidratação

Alimentação Bem-estar
05 de Janeiro, 2024
Como beber mais água em 2024? Dicas de hidratação

Não importa sua idade ou objetivo de saúde: manter a hidratação em dia é essencial para o funcionamento do corpo e o bem-estar geral. Por isso, se você sente que negligenciou um pouco esse pilar durante o ano que passou, veja dicas de como beber mais água em 2024!

Leia também: Regras de ouro para dormir melhor em 2024

Quanto de água eu deveria beber?

A quantidade ideal de água que uma pessoa deveria beber por dia varia de acordo com alguns fatores como idade, peso e condições existentes. Mas, no geral, utiliza-se a seguinte continha:

  • 35 ml de água X peso corporal (kg) = volume de líquidos ideal (ml)

Isso significa, por exemplo, que um indivíduo com 70kg deve ingerir, em média, 2.450ml (ou 2,45L) de água diariamente – isso porque 35×70 = 2450. Pode parecer bastante, mas com algumas dicas, é possível chegar a esse número! Confira como:

Como beber mais água em 2024

1 – Saiba quanto você bebe por dia

Muita gente não tem ideia de quanta água ingere por dia. Mas saber o volume consumido é o ponto de partida para entender se (e quanto) você precisa incrementar.

Desse modo, separe um dia para fazer as contas. Use um copo medidor (ou uma garrafinha de água com indicação de ml) e mantenha a sua rotina normalmente, sem mudar nada. Se preferir, vá anotando quantos copos já bebeu, e some tudo ao final.

2 – Aumente aos poucos

Se você bebe um litro de água por dia, por exemplo, pode ser bem difícil dobrar esse número de uma só vez. Por isso, a dica é ir aumentando a quantidade de líquidos aos poucos no dia a dia, traçando metas realistas, até você conseguir chegar lá!

Comece, na primeira semana, com um copinho a mais. Na segunda, invista em dois… E assim por diante.

3 – Invista em uma garrafinha

Deixar a água sempre à vista e disponível vai tornar tudo mais simples. Desse modo, você consegue se lembrar de dar goles com mais frequência, e não fica com preguiça de ter que levantar para buscar um copinho.

Além disso, comprar uma garrafinha personalizada e com a sua cara pode dar mais motivação. Ela irá se tornar a sua companheira inseparável – seja no trânsito, no trabalho, na academia

4 – Saborize!

Quando estiver mais difícil beber água, vale usar a criatividade e acrescentar sabor ao líquido. Frutas e especiarias deixam um gostinho a mais.

Boas opções são morangos, rodelas de limão e laranja, canela, gengibre, cravo

5 – Como beber mais água em 2024: crie lembretes no celular

Se você puder contar com uma ajudinha extra para beber água, melhor ainda! Crie lembretes no celular até o hábito se tornar automático.

No app da Vitat, dá para fazer isso de forma simples e rápida. Por lá, você consegue adicionar lembretes de hidratação, que são enviados via WhatsApp!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Mesa flexora e cadeira flexora
Bem-estar Movimento

Mesa flexora e cadeira flexora: quais as diferenças e qual é a melhor?

Quem pratica musculação em academias, provavelmente vai se deparar com dois exercícios muito comuns no “leg day”: mesa flexora e cadeira flexora. Além do nome parecido,

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor