Farro: O que é, benefícios e como usar
O farro é um grão que, tal como o trigo, o centeio e a cevada, pode ser usado para fins parecidos, por exemplo, a produção de farinha. Além disso, é cheio de ricas propriedades.
Também conhecido como emmer, é de origem egípcia. É pouco consumido no Brasil e no restante da América do Sul, porém, isso é diferente na América do Norte, na Ásia e na Europa.
Trata-se de um grão ancestral, ou seja, faz parte dos grãos que são plantados e colhidos da mesma forma há milhares de anos. Eles mantêm as mesmas propriedades nutricionais de milênios – são alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico, fibras, vitaminas e antioxidantes.
Leia também: O que são grãos ancestrais?
Propriedades do farro
Rico em diversas substâncias, ele é altamente nutritivo. Também, é excelente fonte de proteína vegetal. Não só, consiste em um carboidrato complexo e, ademais, é abundante em vitaminas (as do complexo B, bem como a A, principalmente).
Tal como o trigo e a espelta, contém glúten. Porém, sua quantidade é pouca.
Leia mais: Dieta sem glúten emagrece?
Benefícios do farro
Auxilia o ganho de massa magra e a perda de gordura
Rico em proteína, de baixo teor calórico e pobre em gorduras, esse é um verdadeiro super-alimento – em especial para quem almeja ganhar músculos, bem como perder gordura corporal.
Leia também: Qual a proporção ideal de massa magra e massa gorda no corpo?
Previne a diabetes
Além de ser rico em fibras, auxilia na redução do colesterol e do controle do nível de açúcar no sangue. Sendo assim, ajuda na prevenção da diabetes tipo 2.
Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes
Melhora da imunidade
Por conter propriedades antioxidantes, a imunidade de quem consome o farro é certamente beneficiada.
Leia também: Como fortalecer a imunidade
Intestino funciona melhor
Fonte de fibras, esse grão será excelente para a adequação e otimização do funcionamento do intestino e, portanto, beneficiará a saúde da flora intestinal.