Farinha do caroço de abacate: benefícios e como fazer
O costume de aproveitar todo o alimento, da casca à polpa, fica mais popular. No abacate, é comum jogar o caroço fora, porém, ela também pode ser usada para outro fim cheio de benefícios. A farinha do caroço de abacate é uma opção saudável, já que o caroço tem diversos ácidos graxos, carboidratos, fibras e também proteínas. Além disso, também é fonte de fitoquímicos, substâncias com ação antioxidante.
Estudos afirmam que a semente é fonte de alcalóides, taninos, flavonóides, glicosídeos cianogênicos, além de cálcio, ferro, magnésio, sódio, fósforo, zinco e potássio. A farinha do caroço do abacate é grande aliada do sistema digestivo, pois melhora a digestão com sua ação antioxidante e nutrientes ótimos para o local.
Leia também: Como é feita a bolacha de água e sal? Saiba se vale a pena consumir
O abacate também ajuda a diminuir o colesterol, já que seu alto teor de gordura é composto por gordura boa, que barram o aumento dos níveis de colesterol. Já na diabetes, a quantidade de minerais presentes na semente regulam as principais enzimas envolvidas na formação da glicose.
Estudos apontam que o consumo do abacate também reduz o risco de câncer. O caroço mostrou bons resultados na redução das células da leucemia. Por fim, a semente do abacate também tem ações antibacterianas e antifúngicas, portanto, é ótima para o tratamento de infecções parasitárias e fúngicas.
Como fazer a farinha do caroço de abacate:
- Leve a semente do abacate ao forno 120ºC durante duas horas. Assim, o caroço ficará desidratado.
- Ao retirar o caroço do forno, retire a casca fina que fica por cima da semente. Em seguida, parta o caroço ao meio e corte em quadradinhos pequenos.
- Bata no liquidificador ou processador até que vire uma farofa. Então, guarde em um recipiente hermético em local seco e arejado.
Leia também: Receita de requeijão caseiro: versão é mais saudável do que a industrializada