Farinha de laranja: Conheça suas propriedades
A farinha de laranja é uma opção de farinha alternativa a farinha de trigo. Ela é fabricada a partir da casca seca da laranja, rica em nutrientes como a vitamina C, o betacaroteno, fibras e mais.
Benefícios da farinha de laranja
Fortalece a imunidade
Por ser feita a partir da trituração da casca seca da laranja, a farinha contém praticamente as mesmas propriedades que a fruta in natura. Ou seja, é fonte de vitamina C, betacaroteno e demais antioxidantes, nutrientes que ajudam a fortalecer a ação protetora do sistema imunológico.
Leia também: Alimentos com mais vitamina C que a laranja
Previne a constipação
Além das vitaminas e antioxidantes, contém fibras que promovem maior sensação de saciedade, além de atuar no funcionamento do intestino. Portanto, além de facilitar o trânsito intestinal e prevenir a constipação (prisão de ventre), a farinha pode favorecer o emagrecimento, regulando o apetite.
Protege a saúde da pele
A presença de betacaroteno, vitamina C e A beneficiam a saúde e aparência da pele. Assim, esses nutrientes podem prevenir o envelhecimento precoce e o consequente aparecimento de rugas e marcas de expressão. Em resumo, essas propriedades combatem os radicais livres.
Melhora a qualidade do sono
Devido seu efeito calmante, adicionar a farinha na alimentação pode melhorar a qualidade do sono, combatendo a insônia. Além disso, pode aliviar sintomas típicos do estresse, da ansiedade e da depressão. Por fim, é também indicada para o pós-treino, ajudando na recuperação muscular.
Como incluir a farinha de laranja na dieta
- Massas de pães, bolos, doces, tortas e quiches
- Doces e salgados
- Panquecas
- Sopas e caldos
- Junto a vitaminas, smoothies, shakes, sucos e chás
- Com iogurte ou frutas
Leia também: Farinha de uva: Como é feita, propriedades e benefícios