Farinha de uva: Como é feita, propriedades e benefícios

Alimentação Bem-estar
11 de Agosto, 2020
Farinha de uva: Como é feita, propriedades e benefícios

A farinha de uva é uma das variadas opções alternativas à farinha branca. De cor roxa ou esverdeada, ela é fabricada a partir da casca e da semente da uva, uma fruta rica em antioxidantes e fibras. Ela se tornou conhecida por regular o intestino devido ao seu teor de fibras e prevenir doenças cardíacas, pois tem uma elevada concentração de antioxidantes.

Benefícios da farinha de uva

Combate a constipação

Fonte de fibras, promove o melhor funcionamento intestinal. Como consequência, consumi-la ajuda a prevenir ou combater a constipação, ou seja, a prisão de ventre.

Pele jovem e saudável

Além das fibras, a uva é rica em antioxidantes. Por isso, uma vez que esses antioxidantes (polifenóis) estão presentes também na farinha, o seu consumo pode favorecer a saúde, principalmente da pele. A saúde da pele é beneficiada pelos antioxidantes, que garantem sua jovialidade e aparência firme, pois previnem o envelhecimento precoce, provocado pela ação de radicais livres.

Leia também: Uva passa: Benefícios e como incluir na dieta

Protege a saúde do coração

Essa farinha também beneficia a saúde cardiovascular. Ajudando no controle do colesterol, a farinha de uva ajuda a garantir a boa saúde do coração, prevenindo problemas possivelmente graves.

Ajuda a prevenir graves doenças

Não só, os mesmos radicais livres que podem causar o envelhecimento precoce da pele também são os responsáveis pela ocorrência de graves doenças crônicas, como o Alzheimer e certos tipos de câncer.

Esses radicais livres provocam o que chama-se estresse oxidativo, o que causa, por exemplo, a formação de tumores. Por isso, o consumo da farinha de uva pode ajudar a prevenir isso graças à presença de antioxidantes em sua composição.

Leia mais: Suco de uva integral: Conheça os reais benefícios

Receitas para utilizar a farinha de uva

  • Massa de bolos, cucas, cupcakes, muffins e doces
  • Pães e pizza
  • Panquecas
  • Biscoitos
  • Vitaminas e smoothies

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas