Melhores exercícios para fibromialgia: importância

Bem-estar Movimento Saúde
21 de Novembro, 2023
Melhores exercícios para fibromialgia: importância

A fibromialgia é uma doença reumatológica caracterizada por dor crônica. Pode se manifestar em várias partes do corpo, principalmente nos tendões e articulações. Dessa maneira, provoca uma dor musculoesquelética e pode evoluir para outros problemas, como depressão, cansaço e insônia. De acordo com diversas pesquisas, praticar exercícios para fibromialgia é essencial para melhorar a qualidade de vida de quem sofre com a enfermidade.

A doença afeta aproximadamente 5% da população mundial. Segundo um estudo feito em 2010 e publicado na Arthritis Research & Therapy, as atividades diárias regulares, como subir escadas ou fazer tarefas domésticas, podem ajudar a reduzir a dor e melhorar o condicionamento diário de pessoas com fibromialgia.

Saiba mais a seguir: 

O que é a fibromialgia? 

A fibromialgia, também conhecida pela sigla SM, causa dores difusas por todo o corpo. Ela não tem um diagnóstico preciso (faz parte do rol de doenças misteriosas para a medicina), mas acredita-se que tenha ligações com disfunções do sistema nervoso central. 

A doença atinge sobretudo as mulheres na idade adulta, e também tem relação com a fadiga crônica, dores de cabeça e dificuldade de concentração, além de transtornos mentais como depressão e ansiedade

Leia também: Fibromialgia: o que é, sintomas, causas e tratamento

Exercícios para fibromialgia

Antes de mais nada, o ideal é escolher alguma atividade leve para começar, e aumentar o nível de intensidade gradualmente. Isso porque se o paciente com fibromialgia não pratica nenhum tipo de exercício, o corpo precisará de um tempo para se acostumar com o estímulo. Além disso, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional de educação física a fim de evitar lesões.

Portanto, veja os melhores exercícios:

Aeróbicos

Os exercícios aeróbicos incluem pedalar, caminhar, dançar, correr, entre muitos outros. Realizá-los três vezes por semana ajuda a perder peso e aumentar a resistência física.

Leia mais em: Pacientes com fibromialgia têm maior risco de morte precoce

Musculação

Existem diversos tipos de treinos de musculação. Como funcional, intervalado, metabólico e de hipertrofia. Assim, esses exercícios são praticados normalmente para o desenvolvimento dos músculos.

Exercícios para fibromialgia: yoga 

Possui diversos estilos de prática, e alguns focam mais na permanência da postura, enquanto outros são mais dinâmicos. Mas todos trazem mais consciência para o momento presente, para a respiração e para o corpo. Isso ajuda a relaxar e a melhorar o humor. 

Pilates

O pilates exige que a mente e o corpo estejam em sintonia, sendo necessário muito controle da respiração para que os movimentos saiam com a execução correta. Dessa forma, o método permite trabalhar todo o corpo, sendo os músculos mais ativados os do abdômen, dos glúteos e das costas. Além disso, é uma ótima maneira de melhorar a postura e trazer bem-estar para a mente.

Leia também: Pacientes com fibromialgia sofrem mais com as sequelas da Covid-19

Exercícios para fibromialgia: treinos na água

Os exercícios na água são essenciais para quem tem fibromialgia, pois reduzem as dores. Natação ou hidroginástica, por exemplo.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida