Como lidar com o excesso de transpiração no verão

25 de novembro, 2021

Vivendo em um país tropical, é fato que os verões serão quentes e que vamos precisar lidar com o suor excessivo. No entanto, apesar de fazer parte de uma função natural do corpo de regulação da temperatura, o excesso de transpiração no verão pode gerar uma série de desconfortos e até interferir nas relações de vida pessoal e profissional de alguém.

Se esse for o caso, já fica aqui o aviso: se a transpiração for muito além do normal, de forma que atrapalhe as vivências pessoais, a recomendação é buscar um médico qualificado para avaliar o quadro e recomendar o melhor tratamento.

Leia também: Correr no calor: 5 dicas para deixar sua corrida ainda melhor no verão

No mais, é comum que o verão gere mais transpiração do que as outras estações do ano. Para lidar com isso, você encontra algumas dicas abaixo:

Como lidar com o excesso de transpiração no verão

Aposte em fibras naturais

É importante ter em mente que a transpiração é, sim, um mecanismo natural do corpo humano, mas é possível facilitar o trabalho para ele investindo em roupas frescas, de preferência de fibras naturais, como o linho e o algodão.

Opte por roupas soltas e claras

Também falando sobre o guarda-roupa, outra dica importante é evitar roupas muito justas quando o calor é demais, além de optar por cores mais claras, como o branco. Isso porque essas tonalidades absorvem menos calor do que o preto, por exemplo.

Hidrate-se

Para evitar o suor em excesso, vale a pena também manter o corpo hidratado. Dessa forma, ele naturalmente mantém o equilíbrio da temperatura e não precisa fazer esforço “extra” para que isso aconteça.

Faça exercícios físicos pela manhã

Conforme o dia corre, o sol fica mais alto e a temperatura também. Isso significa que deixar os exercícios físicos para as manhãs (ou à noite), quando o clima ainda está ameno, é ideal, já que o corpo não faz o esforço de regulação de temperatura e “esfria” mais rápido do se você se exercitasse ao meio-dia.

Leia também: Cardápio para desinchar nos dias de calor – especialmente no verão

Excesso de transpiração no verão: Use sapatos abertos

Você sabia que liberamos em média meio litro de suor por dia pelos pés? Então, se a ideia é evitar a transpiração em excesso, o ideal é investir em sapatos abertos, como sandálias e chinelos, para facilitar esse processo e evitar a sensação de “abafamento”.

Coma alimentos frescos

Evitar pratos muito condimentados ou apimentados e refeições muito quentes, além de optar por pratos frescos, como saladas, também ajuda nesse processo. Ou seja, por mais que a comida indiana seja deliciosa, talvez seja melhor deixar para degustá-la no inverno!

Excesso de transpiração no verão: Escolha um bom desodorante

Claro que o desodorante não poderia faltar por aqui, certo? É importante confirmar com um dermatologista qual a melhor opção para você entre as existentes no mercado. Dessa forma, você garante aquela sensação de conforto e proteção de acordo com as suas necessidades.

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.