Como lidar com o excesso de transpiração no verão

Saúde
25 de Novembro, 2021
Como lidar com o excesso de transpiração no verão

Vivendo em um país tropical, é fato que os verões serão quentes e que vamos precisar lidar com o suor excessivo. No entanto, apesar de fazer parte de uma função natural do corpo de regulação da temperatura, o excesso de transpiração no verão pode gerar uma série de desconfortos e até interferir nas relações de vida pessoal e profissional de alguém.

Se esse for o caso, já fica aqui o aviso: se a transpiração for muito além do normal, de forma que atrapalhe as vivências pessoais, a recomendação é buscar um médico qualificado para avaliar o quadro e recomendar o melhor tratamento.

Leia também: Correr no calor: 5 dicas para deixar sua corrida ainda melhor no verão

No mais, é comum que o verão gere mais transpiração do que as outras estações do ano. Para lidar com isso, você encontra algumas dicas abaixo:

Como lidar com o excesso de transpiração no verão

Aposte em fibras naturais

É importante ter em mente que a transpiração é, sim, um mecanismo natural do corpo humano, mas é possível facilitar o trabalho para ele investindo em roupas frescas, de preferência de fibras naturais, como o linho e o algodão.

Opte por roupas soltas e claras

Também falando sobre o guarda-roupa, outra dica importante é evitar roupas muito justas quando o calor é demais, além de optar por cores mais claras, como o branco. Isso porque essas tonalidades absorvem menos calor do que o preto, por exemplo.

Hidrate-se

Para evitar o suor em excesso, vale a pena também manter o corpo hidratado. Dessa forma, ele naturalmente mantém o equilíbrio da temperatura e não precisa fazer esforço “extra” para que isso aconteça.

Faça exercícios físicos pela manhã

Conforme o dia corre, o sol fica mais alto e a temperatura também. Isso significa que deixar os exercícios físicos para as manhãs (ou à noite), quando o clima ainda está ameno, é ideal, já que o corpo não faz o esforço de regulação de temperatura e “esfria” mais rápido do se você se exercitasse ao meio-dia.

Leia também: Cardápio para desinchar nos dias de calor – especialmente no verão

Excesso de transpiração no verão: Use sapatos abertos

Você sabia que liberamos em média meio litro de suor por dia pelos pés? Então, se a ideia é evitar a transpiração em excesso, o ideal é investir em sapatos abertos, como sandálias e chinelos, para facilitar esse processo e evitar a sensação de “abafamento”.

Coma alimentos frescos

evitar pratos muito condimentados ou apimentados e refeições muito quentes, além de optar por pratos frescos, como saladas, também ajuda nesse processo. Evite também alimentos que possuem cafeína ou álcool, podem estimular a produção de suor.

Excesso de transpiração no verão: Escolha um bom desodorante

Claro que o desodorante não poderia faltar por aqui, certo? É importante confirmar com um dermatologista qual a melhor opção para você entre as existentes no mercado. Dessa forma, você garante aquela sensação de conforto e proteção de acordo com as suas necessidades.

Mantenha-se fresco

Buscar ambientes com ar condicionado ou utilizar ventiladores pode ajudar a reduzir o desconforto causado pelo calor excessivo. Tomar banhos frios ou usar lenços umedecidos para refrescar-se ao longo do dia também são estratégias eficazes.

Considere tratamentos médicos

Se o suor excessivo persistir e causar significativo desconforto, é recomendável consultar um dermatologista. Existem tratamentos médicos, que podem ser prescritos para reduzir a produção de suor em áreas específicas do corpo.

Lembrando que cada pessoa é única, e é sempre aconselhável buscar orientação médica personalizada para lidar com problemas específicos de suor excessivo, especialmente se isso estiver afetando significativamente a qualidade de vida.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

frutas mais saudáveis do mundo
Alimentação Bem-estar Saúde

5 frutas mais saudáveis do mundo, segundo a ciência

Limão e morango são alguns dos itens presentes no ranking de frutas mais saudáveis do mundo. Veja a lista completa!

Vape e insuficiência cardíaca
Saúde

Vape e insuficiência cardíaca: uso aumenta risco em 19%, diz estudo

Segundo pesquisa, o uso de vape tem efeitos nocivos à saúde do coração

Controlar estresse
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Controlar estresse melhora qualidade de vida em pacientes com insuficiência cardíaca

Pesquisa brasileira avaliou o impacto de técnicas de meditação; estresse é considerado fator de risco para doenças cardiovasculares