Emagrecer: Dicas para se livrar do efeito sanfona
Dietas radicais costumam prometer emagrecimento em tempo recorde. Mas, sempre que você perde peso rapidamente, corre o risco de recuperar os números na balança pouco tempo depois deles terem sido eliminados e, assim, entrar no efeito sanfona, aquele temido emagrece-engorda.
Para muitas pessoas, emagrecer é até relativamente fácil. Mas, manter o peso perdido que é o mais difícil e requer dedicação. Ter um peso ideal contribui com sua aparência física e auto-estima, mas, os benefícios vão além de se manter dentro do IMC adequado. “O mais importante é saber que é essencial para a manutenção da saúde. Quando mantemos o organismo saudável, a energia aumenta e, consequentemente, a autoestima, motivação, disposição e imunidade”, explica a nutricionista Isabella Correia, do Rio de Janeiro.
Segundo a profissional, o descontrole do peso é um dos fatores que favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares, doenças hepáticas, apneia do sono, depressão, problemas articulares, diabetes, entre outros.
Leia também: Emagrecer: 28 dicas para perder peso rápido com saúde
Não existe milagre: a consolidação do peso após o emagrecimento é obtida por meio de um conjunto de fatores, que exige controle emocional, incluem mudanças de hábitos e uma adaptação gradativa. “É preciso, pelo menos, um ano mantendo o peso perdido para que seu organismo entenda que aquele é o seu novo peso. Por isso, nada de chegar na meta e achar que pode retomar os hábitos antigos”, detalha a especialista.
Como evitar o efeito sanfona
- Emagrecer de forma gradativa e equilibrada;
- Não adotar dietas milagrosas e insustentáveis;
- Evitar exageros nas refeições que fizer fora da dieta
- Comer devagar, mastigando bem os alimentos e prestando atenção no que está comendo;
- Manter uma rotina de exercícios físicos;
- Fazer consultas nutricionais de rotina e os exames periódicos. Um acompanhamento profissional é fundamental para emagrecer de maneira segura, gradativa e saudável.
Leia também: Ranking: As melhores dietas para seguir