É possível emagrecer sem dieta? Saiba mais

Alimentação Bem-estar
24 de Março, 2021
É possível emagrecer sem dieta? Saiba mais

Mudar de hábitos e emagrecer depende muito de foco e motivação. E, se você está tentando eliminar uns quilinhos da balança, já deve ter se perguntado se é possível emagrecer sem dieta. Não existe milagre ou segredo para perder peso, mas na verdade, ao contrário do que muitos pensam, emagrecer pode ser possível, mas é preciso fazer ajustes na rotina.

A princípio, o corpo vai mudar apenas se forem feitas mudanças nos hábitos, principalmente no que diz respeito à alimentação e ao sedentarismo. Por isso, se seguir uma dieta for muito difícil, será preciso ao menos ter uma rotina de exercícios.

Como emagrecer sem dieta? Aposte nos exercícios físicos

Apesar de ser mais indicado juntar uma alimentação balanceada a uma rotina de exercícios para ser mais saudável, pode ser um desafio adotar ambos ao mesmo tempo. No entanto, para emagrecer, apostar em um deles já pode ser um começo.

Por isso, ter uma rotina de exercícios pode ser um jeito de emagrecer sem dieta. Ainda assim, é recomendável apostar em um cardápio mas limpo, rico em alimentos naturais e nutritivos.

Na realidade, o que de fato provoca a perda de peso é o famoso déficit calórico, ou seja, é preciso gastar mais calorias do que se consome. É aí que a prática de atividade física vai ajudar. Da mesma maneira, é por isso que as duas medidas mais importantes para chegar ao peso ideal são dieta e exercícios físicos. 

Além disso, a atividade física não precisa necessariamente ser treino em academia e, como toda mudança de hábito, ela não precisa ser feita de forma radical, mas sim gradativa. Ou seja, o exercício pode lentamente passar a fazer parte do dia a dia. Por isso, opte por um exercício que te agrade e te estimule.

Leia mais: É possível emagrecer sem atividade física? Saiba mais

Hábitos que podem te fazer emagrecer sem dieta

Diminuir o consumo de açúcar

Ainda que não seja necessário adotar uma dieta completamente diferente, alguns hábitos na alimentação podem precisar mudar. Por exemplo, comer menos açúcar é uma boa ideia. Isso vai ajudar a reduzir o consumo diário de calorias, o que vai facilitar chegar no déficit calórico.

Caminhe sempre que possível

Precisa ir até a padaria perto de casa ou buscar um pedido a algumas quadras de distância? Ande! Incluir a caminhada no dia a dia também ajuda a aumentar o gasto de calorias e pode te ajudar na perda de peso. Além disso, esse é um hábito ótimo para a saúde do coração e é uma boa forma de sair do sedentarismo e começar a incluir exercícios na rotina.

Leia também: Caminhar 30 minutos todos os dias: Conheça os benefícios

Inclua gorduras boas na dieta

Incluir gorduras boas na dieta, como, por exemplo, alimentos ricos em ômega-3 também pode ajudar na perda de peso. Basicamente, elas ajudam na saciedade, na regulação do humor e na queima de gordura. Não só, ajudam a controlar o colesterol. As fibras também podem ajudar.

Algumas boas fontes de ômega-3 são:

  • Salmão
  • Sardinha
  • Atum
  • Abacate
  • Oleaginosas

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina