Dicas para economizar na ceia de Natal!
O fim do ano chegou e, com ele, aparecem os gastos já esperados com presentes, viagens, férias em família e a deliciosa ceia! Infelizmente, a alta dos preços torna difícil manter a tradição da comilança. Por isso, muita gente precisa economizar no jantar e no almoço de Natal para conseguir dar conta de todas as despesas a mais típicas da época.
Para se ter uma ideia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço dos produtos de consumo subiu quase 10% no último semestre do ano.
A professora Evellin Müller, coordenadora dos cursos de Gastronomia e Nutrição do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), ressalta que “a festa de Natal é um tempo importante de reencontro, união e harmonia para as famílias, e os elevados preços dos alimentos podem impactar este momento”. Por isso, ela reuniu algumas dicas para ajudar o consumidor a fazer uma ceia de forma criativa e econômica.
Leia também: Detox pós-Natal: Como emagrecer e desinchar até o Ano Novo
Como economizar no Natal?
Faça a lista de compras com antecedência
É importante fazer uma lista de todos os ingredientes que serão usados no preparo dos pratos e ficar de olho com antecedência para aproveitar possíveis promoções.
Planeje-se
Confirmar o número de pessoas que vão participar da celebração; considerar os alimentos da estação que estão mais disponíveis, acessíveis e possuem maior valor nutricional; incluir frutas na sobremesa e evitar preparar alimentos em excesso são exemplos de medidas que ajudam bastante no planejamento.
Aceite contribuições!
E que tal fazer uma ceia compartilhada, na qual cada convidado da festa fica responsável por levar um prato? Esta é uma forma de garantir que haja fartura e, ao mesmo tempo, que ninguém fique sobrecarregado financeiramente. Outra vantagem é que cada um pode levar o que mais gosta, e claro, o que cabe no seu bolso.
Evite desperdícios
Criatividade e economia não devem ficar restritas à noite de Natal. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que o Brasil desperdiça cerca de 27 milhões de toneladas de alimentos por ano. Desses, 60% vêm do consumo de famílias. Então, por que não aproveitar as sobras do jantar e preparar novos pratos? Pode ser mais uma oportunidade para reunir a família e seguir com as comemorações.
Evellin Müller dá a dica de uma receita fácil para você fazer com o que sobrar da ceia. Confira:
Receita para economizar no Natal: nhoque de arroz
Ingredientes:
- 2 xíc (chá) de arroz preparado (sobra da ceia);
- 1 xíc (chá) de água;
- 1 col (sopa) de azeite;
- 1 col (café) de sal;
- 1 pitada de noz-moscada.
Modo de preparo:
Primeiramente, em uma panela adicione o arroz, a água, o sal e a noz moscada, deixe cozinhar bem até secar a água.
Então, no processador, bata o arroz cozido ainda quente e o azeite até formar uma mistura homogênea (cerca de 2 minutos). Em seguida, modele rolinhos de 2 cm de espessura com porções da massa e corte os nhoques (uns 2 cm). Por fim, em frigideira aquecida, adicione o azeite e salteie os nhoques até dourarem por igual.
Receita para economizar no Natal: molho de tomate assado
Ingredientes:
- 5 tomates maduros;
- 1 unidade de alho-poró;
- 1 ramo de alecrim;
- 6 ramos de tomilho;
- 4 dentes de alho;
- 50ml de azeite de oliva;
- 1 cebola média (cortada em cubos pequenos);
- ¼ de xíc (chá) de manjericão;
- Sal a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, lave, seque e corte os tomates ao meio. Em seguida, corte o alho-poró em rodelas, e adicione no fundo de uma forma. Então, sobre a cama de alho-poró, distribua os tomates cortados, acrescente o alecrim, o tomilho e o alho, regue com azeite e adicione o sal. Leve ao forno para assar por volta de 30 minutos, ou até que os legumes estejam macios.
Logo após, retire a assadeira do forno e transfira metade os tomates para o liquidificador. Por fim, em uma panela doure a cebola no azeite, acrescente o alho-poró e o alho assado, inclua o molho de tomate batido, deixe o molho apurar e finalize com o manjericão — sirva com o nhoque.
Fonte: Evellin Müller, coordenadora dos cursos de Gastronomia e Nutrição do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).