Final de ano: como preservar sua coluna em viagens longas

Bem-estar Equilíbrio
14 de Dezembro, 2022
Final de ano: como preservar sua coluna em viagens longas

Nada melhor que juntar os amigos ou familiares e cair na estrada no final de ano para aproveitar as férias e o verão, não é mesmo? Mas depois de tanto tempo sentado no carro ou ônibus, principalmente por conta do trânsito, podem surgir incômodos como dores na coluna. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população mundial já sentiu dor na coluna em algum momento de sua vida, e essa situação pode se agravar se ficarmos na mesma posição durante várias horas.  

“É muito comum sentirmos uma pressão em nossa coluna quando passamos muito tempo dentro de um carro ou avião, por exemplo e as estruturas acabam sobrecarregadas, por conta disso, viagens longas são responsáveis por nos deixar com dor nas costas”, explica Raquel Silvério, fisioterapeuta e especialista em fisioterapia músculo esquelética.

Segundo Raquel, é muito importante cuidar da coluna antes da viagem começar – especialmente na hora de fazer as malas. Dessa maneira, procure deixar sua mala em uma superfície elevada, que não te obrigue a se inclinar, pois esse movimento pode causar desconforto e agravar um quadro de dor. O ideal é que você utilize malas com rodas, assim ficará mais fácil movimentá-las.

Leia também: Festas de final de ano: Como manter a dieta

Como evitar dor na coluna em viagens no final de ano

A fisioterapeuta mostra algumas dicas de como evitar sentir essas dores em viagens longas. Confira abaixo:

  •  Postura: geralmente, a dor nas costas surge por conta da má postura. “Muitos podem não ligar muito para a maneira certa de reclinar o banco e isso pode refletir em dores na coluna, braços e pernas. Então, fique atento e regule o encosto da forma correta”, diz Raquel.
  • Alongamento: muitos pensam que quanto mais rápido chegar no destino melhor. Mas a especialista ressalta que é importante fazer paradas e esticar as pernas. Além de alongamentos nos braços e pescoço.
  • Atenção com as malas: “Na correria e vontade de começar logo a viagem, muitas das vezes pegamos as malas na rapidez, de qualquer jeito e isso pode ser prejudicial, nossa coluna sofrerá as consequências. Porém, o simples fato de carregar os itens de maneira correta dentro do peso que você pode suportar ajuda a poupar sua coluna”, explica.
  • Prevenção: sem dúvidas, para não ter dor nas costas é fundamental ter bons hábitos para prevenir. “Coloque em sua rotina momentos de alongamentos e caminhadas, essas atividades são ótimas para a manutenção da coluna”, conclui.

Fonte: Raquel Silvério, fisioterapeuta e especialista em fisioterapia músculo esquelética.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais