Dor no nervo ciático: Mike Tyson é fotografado em cadeira de rodas
Imagens do lutador de boxe Mike Tyson em uma cadeira de rodas, no Aeroporto Internacional de Miami (EUA), têm repercutido no Twitter. A causa foi comentada recentemente no Daily Mail, o qual disse que o esportista estava enfrentando uma crise de dor no nervo ciático. Mais tarde, ele veio a confirmar o caso em entrevista ao “Newsmax TV”, programa de TV estadunidense.
“Tenho ciática e de vez em quando aparece esse problema. Quando ela começa, não consigo nem falar. Graças a deus é o único problema de saúde que tenho. Estou esplêndido agora”, comentou Mike durante o bate-papo.
Ademais, saiba mais sobre o incômodo trazido pelo lutador de boxe!
Leia mais: Dor nas costas? Principais motivos, como prevenir e exercícios!
Outros sintomas além da dor no nervo ciático
O ciático é o maior nervo do corpo humano e ele nasce em diferentes raízes nervosas que saem da região da lombar. Assim, a sua principal função é controlar as articulações do quadril, joelhos e tornozelos, bem como os músculos das pernas e dos pés.
Não por acaso, de acordo com o ortopedista Diniz Ricardo Dei Ricardi, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional do Rio Grande do Sul (SBOT-RS), a dor ciática começa na lombar e pode irradiar tanto para o lado esquerdo quanto direito do corpo. Inclusive, o incômodo pode acometer os dois lados ao mesmo tempo.
Além da dor, outros sintomas caracterizam o quadro de quando o ciático é comprimido e/ou está inflamado. São eles:
- Formigamento nos membros inferiores;
- Perda de força no lado afetado pela dor;
- Sensação de choques elétricos no glúteo e nas pernas;
- Alteração dos reflexos.
Leia mais: 5 sinais de que você deve procurar um ortopedista
Principais causas da dor no nervo ciático
Em suma, o motivo mais comum da dor ciática é a presença de hérnia de disco. Ainda assim, ela também pode estar associada a outras causas, como lesões, traumas, fraturas, tumores, osteoartrite, síndrome do piriforme e entre outras.
Fatores de risco
Dentre as pessoas que estão mais suscetíveis a terem dor no nervo ciático, citam-se aquelas que são sedentárias. “Isso porque elas não têm uma musculatura para suportar o peso do dia a dia”, esclarece Dr. Diniz. O oposto também acontece, ou seja, indivíduos que praticam exercícios físicos extremos e profundamente intensos podem acabar desenvolvendo a dor ciática.
Vale ter em mente que quem tem sobrepeso bem como obesidade também possui mais probabilidade de desenvolver o quadro, uma vez que o organismo tem dificuldade em sustentar o excesso de peso.
Por fim, outro grupo que também faz parte de pessoas mais suscetíveis a esse quadro é o de mulheres grávidas, uma vez que elas passam por modificações posturais conforme a barriga vai crescendo ao longo dos nove meses. Portanto, para suportar essa carga extra, os músculos e nervos acabam sendo pressionados, como é o caso do ciático.
Os principais tratamentos para a dor no nervo ciático
O primeiro passo para contornar a dor ciática é descobrindo a sua causa. Depois disso, o médico pode entrar com remédios analgésicos bem como anti-inflamatórios para amenizar o incômodo. Infiltrações com corticoide também podem fazer parte da intervenção dependendo do que o especialista verificar.
Além disso, o ortopedista pode vir a recomendar o uso de compressas quentes (ou frias, dependendo da avaliação médica) para diminuir a dor bem como encaminhar o paciente para a fisioterapia.
Leia mais: Exercícios para diminuir as dores no nervo ciático
Afinal, o que fazer para evitar essa dor?
Segundo o ortopedista consultado, a vida saudável é a melhor maneira de evitar a dor ciática. Portanto, recomenda-se uma alimentação balanceada bem como a prática de exercícios físicos de intensidade moderada – sem migrar para os extremos – a fim de que os músculos sejam fortalecidos.
Fonte:
- Dr. Diniz Ricardo Dei Ricardi, médico membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional do Rio Grande do Sul (SBOT-RS);
Referências: