Por que jogadores do Brasil comem doce de leite pós-jogo?
Após a vitória do Brasil contra a Coreia do Sul por 4×1 na Copa do Mundo, o atacante Richarlison surpreendeu os jornalistas ao aparecer comendo um doce de leite pós-jogo. “É pra quem faz gol”, comentou em tom de brincadeira, mas depois explicou que o doce fica à disposição dos atletas. “Quem quer pegar, pega”. Afinal, será que o alimento tem alguma utilidade nutricional?
Doce de leite pós-jogo: para que serve?
A nutricionista esportiva Keyla Aguiar explica que a prática de inserir o doce de leite na dieta pode ser adequada para quem treina de forma intensa. “Ele é um carboidrato de rápida absorção e, por isso, é ótimo para quem treina”.
Além disso, a profissional pontua que o alimento, além de saciar a vontade de doce, gera energia de forma rápida e eficaz. O que pode ser ótimo para os jogadores, já que eles gastam milhares de calorias em um único jogo e precisam repor o combustível gasto para potencializar a recuperação do corpo.
O hábito de consumir doce de leite também é feito por muitas pessoas antes do treino – justamente por garantir disposição e, consequentemente, uma boa desenvoltura nas atividades.
É possível comê-lo puro, com pão ou uma fruta. “É um momento de prazer, comer como preferir é perfeito”, indica a nutricionista. Por outro lado, lembre-se que nada em excesso faz bem. Assim, busque consumir quantidades moderadas do alimento.
Caso exista um quadro de diabetes, a profissional indica um cuidado ainda maior e talvez a busca por uma alternativa mais apropriada.
Leia também: Belle Silva, esposa de Thiago Silva, abandonou restrições e perdeu 28
Alimento antes ou depois do treino engorda?
Tudo depende de quantas calorias você gasta no treino, a quantidade de doce de leite que consome diariamente e, é claro, da sua dieta no restante da semana.
Atletas de alto rendimento como os jogadores de futebol, que malham todos os dias de forma bem intensa e mantêm uma dieta regrada, podem comer o alimento com mais frequência sem engordar.
Já pessoas que praticam atividades físicas mais moderadas devem ficar de olho nas porções ingeridas. A melhor forma de determinar a quantidade de doce de leite a ser consumida é consultando um profissional.