Quem tem diverticulite pode comer banana?
A rotina de pessoas com problemas intestinais frequentemente exige cuidados alimentares específicos. No caso da doença diverticular, a alimentação desempenha um papel importante na prevenção ou intensificação de crises, o que levanta dúvidas sobre os alimentos apropriados. Nesse contexto, surge a pergunta: quem tem diverticulite pode comer banana?
A doença ocorre devido à inflamação de um ou mais divertículos, que são pequenas bolsas salientes formadas na parede do intestino — mais frequentemente no intestino grosso. Nos casos leves, o repouso, a ingestão de líquidos e uma dieta leve contribuem para promover a regularidade intestinal e reduzir a pressão no cólon.
Dessa forma, a banana pode ser uma opção benéfica, uma vez que fornece nutrientes importantes sem irritar o trato intestinal. Para entender melhor essa relação e alguns cuidados necessários, conversamos com o coloproctologista Alexandre Nishimura. Confira.
Afinal, quem tem diverticulite pode comer banana?
De maneira geral, pessoas com diverticulite podem comer banana. Além de bem tolerada pelo intestino, a quantidade de fibras em sua composição ajudam na digestão e regularidade intestinal, de acordo com Alexandre.
“Não há evidências diretas que sugiram que bananas aliviam sintomas da diverticulite, mas são geralmente consideradas seguras e nutritivas”, complementa o especialista.
No entanto, durante crises de diverticulite, é recomendável evitar alimentos ricos em fibras para reduzir a inflamação, como as bananas. Além disso, se houver intolerância ou sintomas de desconforto após o consumo, é melhor evitá-las.
Qual a melhor forma de comer a banana?
Segundo Alexandre, podem consumir bananas maduras em pequenas quantidades, pois são mais digeríveis. É recomendado começar com meia a uma banana por dia e aumentar gradualmente conforme a tolerância.
“Bananas maduras, em purê ou em sucos, por exemplo, são mais fáceis de digerir e mais adequadas para alguém com diverticulite. Essas formas processadas reduzem a carga de fibras insolúveis, facilitando a digestão, especialmente durante a recuperação”, finaliza Alexandre.
Dieta para diverticulite: cuidados
Se o consumo de banana no dia a dia agravar os sintomas de diverticulite, como cólicas, dor abdominal ou dificuldade para urinar, pode ser necessário evitar o consumo temporariamente.
Fontes
- Dr. Alexandre Nishimura, coloproctologista especialista no tratamento de doenças intestinais, dos cólons, reto e ânus.
Referências
- Manual MSD | Versão Saúde para a Família
- Saint Lukes. Discharge Instructions for Diverticulitis [Internet]. Disponível em https://www.saintlukeskc.org/health-library/discharge-instructions-diverticulitis.