Quem tem diverticulite pode comer banana?

Alimentação Bem-estar
29 de Julho, 2024
Fernanda Lancellotti
Revisado por
Nutricionista • CRN3 29223
Quem tem diverticulite pode comer banana?

A rotina de pessoas com problemas intestinais frequentemente exige cuidados alimentares específicos. No caso da doença diverticular, a alimentação desempenha um papel importante na prevenção ou intensificação de crises, o que levanta dúvidas sobre os alimentos apropriados. Nesse contexto, surge a pergunta: quem tem diverticulite pode comer banana?

A doença ocorre devido à inflamação de um ou mais divertículos, que são pequenas bolsas salientes formadas na parede do intestino — mais frequentemente no intestino grosso. Nos casos leves, o repouso, a ingestão de líquidos e uma dieta leve contribuem para promover a regularidade intestinal e reduzir a pressão no cólon. 

Dessa forma, a banana pode ser uma opção benéfica, uma vez que fornece nutrientes importantes sem irritar o trato intestinal. Para entender melhor essa relação e alguns cuidados necessários, conversamos com o coloproctologista Alexandre Nishimura. Confira. 

Afinal, quem tem diverticulite pode comer banana? 

De maneira geral, pessoas com diverticulite podem comer banana. Além de bem tolerada pelo intestino, a quantidade de fibras em sua composição ajudam na digestão e regularidade intestinal, de acordo com Alexandre. 

“Não há evidências diretas que sugiram que bananas aliviam sintomas da diverticulite, mas são geralmente consideradas seguras e nutritivas”, complementa o especialista. 

No entanto, durante crises de diverticulite, é recomendável evitar alimentos ricos em fibras para reduzir a inflamação, como as bananas. Além disso, se houver intolerância ou sintomas de desconforto após o consumo, é melhor evitá-las.

Qual a melhor forma de comer a banana? 

Segundo Alexandre, podem consumir bananas maduras em pequenas quantidades, pois são mais digeríveis. É recomendado começar com meia a uma banana por dia e aumentar gradualmente conforme a tolerância.

“Bananas maduras, em purê ou em sucos, por exemplo, são mais fáceis de digerir e mais adequadas para alguém com diverticulite. Essas formas processadas reduzem a carga de fibras insolúveis, facilitando a digestão, especialmente durante a recuperação”, finaliza Alexandre. 

Dieta para diverticulite: cuidados

Se o consumo de banana no dia a dia agravar os sintomas de diverticulite, como cólicas, dor abdominal ou dificuldade para urinar, pode ser necessário evitar o consumo temporariamente. 

Ainda mais, recomenda-se seguir uma alimentação baixa em fibras para reduzir a inflamação, mas após a recuperação, Alexandre aponta que a reintrodução gradual de fibras ajuda na gestão a longo prazo.

Fontes

  • Dr. Alexandre Nishimura, coloproctologista especialista no tratamento de doenças intestinais, dos cólons, reto e ânus.

Referências

Sobre o autor

Susana Targino
Jornalista da Vitat

Leia também:

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo