O que todas as dietas para emagrecer (que funcionam) têm em comum?
Se você tem o objetivo de emagrecer, provavelmente já pesquisou sobre o assunto e descobriu que existem inúmeras dietas para perder peso. Elas podem até apostar em estratégias diferentes — enquanto umas reduzem os carboidratos, outras priorizam os vegetais… e por aí vai —, mas todas têm pontos em comum. Entenda quais são:
Leia também: Chocolate melhora a ansiedade? Saiba se é verdade
O que as dietas para perder peso têm em comum
Déficit energético
“Ele nada mais é do que a lógica de ingerir menos calorias do que o corpo gasta todos os dias. Desse modo, há a perda de peso”, explica a nutróloga Fernanda Cortez.
Tem gente, por exemplo, que utiliza o jejum intermitente (passar algumas horas do dia sem comer) para conseguir consumir menos calorias todos os dias. Já outras pessoas preferem reduzir os carboidratos simples (dieta low carb) do cardápio. Ou seja, cada um escolhe o plano que considera melhor, mas todos usam o déficit para perder peso.
As dietas para perder peso priorizam os vegetais
Frutas, legumes e verduras costumam fazer parte de todas as dietas para perder peso. Eles são importantes porque a maioria é baixa em calorias, concentra inúmeras vitaminas e minerais e carrega muitas fibras — que melhoram o trânsito intestinal e promovem a saciedade.
Por isso, apostar nos vegetais é uma boa estratégia para controlar a fome!
Evitam ultraprocessados e refinados
Geralmente, esses produtos são muito pobres nutricionalmente falando. Isso porque eles contêm o que muita gente chama de calorias vazias: ou seja, quase nenhuma vitamina ou mineral, mas muitas calorias. Sem contar que os componentes químicos presentes neles não são os mais ideais para a saúde.
São para o longo prazo
As dietas para perder peso que realmente funcionam focam no emagrecimento gradual, mas duradouro. Os planos alimentares que prometem milagres (muitos quilos em poucos dias) apostam em restrições muito radicais, o que oferece alguns riscos e não pode ser mantido por muito tempo, aumentando a chance de efeito sanfona — engorda, emagrece, engorda…
As dietas para perder peso incentivam a atividade física
Aliar a dieta a um treino não só potencializa o seu consumo de calorias como promove outros benefícios para a saúde, como aumento da massa muscular, menos risco de doenças crônicas e mais saúde mental.
Mudanças permanentes
Por não serem “milagrosas” ou “radicais”, as dietas para perder peso que se preocupam com a saúde estimulam mudanças que podem ser adotadas para sempre em prol de uma vida com mais equilíbrio!