Dieta para aliviar cólica: o que comer e o que evitar
Estima-se que as cólicas menstruais atinjam mais da metade das mulheres em idade fértil. Tais contrações causam diversos desconfortos e atrapalham a qualidade de vida dessas pessoas. As estratégias para aliviar as dores vão desde alongamentos até a prática de exercícios físicos. Além disso, a alimentação tem um papel importante nos dias em que as dores estão mais intensas. Um estudo apresentado no encontro anual da Sociedade Norte-Americana de Menopausa mostrou, inclusive, que a alimentação pode ser um dos principais fatores para piorar o quadro. Dessa forma, é extremamente importante saber o que evitar nesse período e como adotar uma dieta para aliviar a cólica.
A pesquisa, feita com adolescentes, mostrou que as alimentações baseadas em carne, óleo, açúcar, sal e café são as piores para quem sofre com as cólicas. Os autores revelaram que itens inflamatórios tendem a corroborar para a contração dos músculos do útero, intensificando, assim, as dores do período menstrual.
“Em termos gerais, esses estudos descobriram que dietas ricas em ácidos graxos ômega-6 promovem inflamação, enquanto alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 a reduzem”, diz o levantamento.
Dieta para aliviar cólica: o que evitar
Dessa forma, o estudo pontuou alguns alimentos inflamatórios que devem ser evitados sobretudo por aquelas mulheres que já costumam sentir cólicas intensas. São eles:
- Primeiramente, açúcar refinado;
- Óleo de cozinha;
- Gordura trans;
- Laticínios;
- Carnes processadas e vermelhas;
- Grãos refinados;
- Além disso, álcool.
Além disso, estudos que corroboraram para a revisão mostraram que estudantes universitárias que comem lanches com maior frequência têm mais dores menstruais. Também foi comprovado que as universitárias que consomem mais carne e refrigerante de cola têm maiores chances de sentir as cólicas do que aquelas que têm os vegetais e as frutas como base da alimentação.
Melhores alimentos
Assim como consumir determinados alimentos pode piorar o quadro da cólica menstrual, o inverso também é verdade. Alguns itens podem ajudar na diminuição dos incômodos e, por isso, devem fazer parte de uma dieta para aliviar cólica. Entre eles, estão:
- Brócolis;
- Sementes de abóbora;
- Ovos;
- Banana;
- Por fim, chá de camomila.
Leia também: Perda de produtividade no período menstrual: como as cólicas afetam a rotina das mulheres