Exagerar nos alimentos gordurosos pode causar depressão e Alzheimer, segundo estudo

Saúde
11 de Julho, 2022
Exagerar nos alimentos gordurosos pode causar depressão e Alzheimer, segundo estudo

Uma dieta gordurosa pode causar transtornos psicológicos, é o que mostra um estudo desenvolvido por pesquisadores da University of South Australia e publicado na Metabolic Brain Disease. Para a pesquisa, os cientistas observaram que ratos alimentados com alimentos gordurosos mostraram sinais de declínio cognitivo, depressão, ansiedade e Alzheimer

Leia também: Incapacidade neurológica tem relação com esclerose múltipla

Os ratos foram expostos a uma dieta gordurosa e ficaram em observação durante 30 semanas, tempo equivalente a metade da vida dos roedores. Durante o período, os pesquisadores acompanharam o estado de saúde dos animais. Os animais passaram por testes de tolerância à glicose e insulina e capacidade cognitiva. 

Como funcionou o estudo da dieta gordurosa?

Dois tipos de ratos foram usados para a análise. Assim, os do primeiro grupo tinham uma mutação na proteína tau, presente nos neurônios. Assim como nos humanos, alterações ou deficiências nessa proteína podem gerar o Alzheimer. Já o outro grupo, de controle, não tinha o problema. 

Então, após as 30 semanas com os roedores consumindo alimentos gordurosos, os ratos do grupo de controle ganharam peso. Dessa forma, passaram a ter comportamentos parecidos à ansiedade, além de mostrarem níveis mais altos de tau no cérebro. Assim, essas complicações de tau podem indicar o surgimento do Alzheimer. 

Os ratos do primeiro grupo apresentaram crescimento e desenvolvimento de outros problemas. Após as 30 semanas na dieta gordurosa, os roedores adquiriram intolerância à glicose, sendo assim, pré-diabetes, além de resistência à insulina. Não parou por aí, esse grupo teve mais episódios similares à depressão e ansiedade. A proteína tau do grupo também indicou Alzheimer. 

Por fim, o resultado final do estudo, avaliando também outras pesquisas, é de que a obesidade, diabetes e alimentação rica em gordura podem estar atreladas a transtornos e problemas no sistema nervoso central. 

“Nossas descobertas sublinham a importância de abordar a epidemia global de obesidade. Então, é muito provável que uma combinação de obesidade, idade e diabetes leve a um declínio nas habilidades cognitivas, doença de Alzheimer e outros distúrbios de saúde mental”, comentou Assoc Prof Bobrovskaya, professor e um dos pesquisadores do estudo.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dores nos glúteos e problemas na coluna
Saúde

Dores nos glúteos sinalizam problemas na coluna, diz especialista

Pesquisa aponta problemas na coluna como uma das principais causas de afastamento do trabalho

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros