Festas de final de ano: Como manter a dieta
As festas de final de ano são uma delícia, mas estão quase sempre relacionadas ao aumento de peso. Contudo, para quem está de dieta, é possível fugir dos quilos a mais evitando os excessos que essa época traz. Veja abaixo algumas dicas de como passar por esse período sem prejudicar o seu emagrecimento.
Como manter a dieta nas festas de final de ano
As carnes da ceia de Natal
As melhores opções que têm a cara de Natal são o peru e o tender. Já o pernil pode fazer parte desse cardápio, mas como é mais calórico, nada de exageros. Assim, caso haja mais que uma opção de carne, escolha apenas por uma.
Por outro lado, independente de qual for a sua escolha, deixe sempre a pele de lado. Pois, mesmo sendo considerada a parte mais saborosa, ela é rica em gordura. E ainda, pensando na hora do preparo da receita, o ideal seria assar ou cozinhar, e variar nos molhos e temperos.
Além disso, não há a necessidade de seguirmos uma receita à risca, podemos e reduzir a quantidade de sal, açúcar e principalmente gorduras como óleo, manteiga e margarina. Para os molhos, que tal usar geleias de frutas ou a própria polpa da fruta, como o maracujá.
Saladas e mais saladas
As saladas continuam sendo uma das melhores pedidas de entrada para as refeições. E para a ceia de Natal não seria diferente. Assim, elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras, que irão proporcionar a sensação de saciedade, evitando exageros durante a noite.
Por isso, monte sua mesa com no mínimo três opções diferentes de saladas, evite preparações com molhos a base de maionese ou creme de leite, dando preferência para os feitos com o iogurte desnatado.
Oleaginosas
Com certeza as oleaginosas são características das festas de final de ano e também são ótimas fontes de gorduras boas, vitaminas e minerais. Em contrapartida, são alimentos calóricos. Por isso, evite servi-las como aperitivos. Uma dica é utilizá-las no arroz, bolos, biscoitos ou até mesmo na salada, deixando as preparações diferentes e mais saborosas.
E a farofa de Natal?
A farofa natalina que não pode faltar na ceia. Mas, diferente do que se pensa, é mais uma das preparações que pode se tornar um acompanhamento saudável para essa noite. Entretanto, evite prepará-la com bacon, calabresa, ovos fritos e embutidos como o presunto. Seja criativo e use outros ingredientes em seu preparo, como o damasco, ameixa, uva passa e até mesmo castanhas. Outra ideia bastante saudável é acrescentar vegetais como cenoura ralada, abobrinha e couve, que deixam a receita leve e colorida.
Leia também: Receita de farofa de legumes com castanhas
Panetone pode?
Sendo considerado o protagonista dessa época do ano e também da noite de Natal, cada vez mais diversos são os sabores encontrados nas prateleiras do supermercado. Mas os tradicionais, de frutas cristalizadas e o de chocolate, ainda são os mais pedidos. Cuidado: essa delicia é muito calórica, rica em gorduras e açúcar, portanto, precisa ser consumido com moderação.
Leia também: Receita de chocotone light
E para a sobremesa nas festas de final de ano?
A sobremesa é sempre uma das atrações mais esperada nas festas de final de ano. Muitas vezes, cometemos alguns erros ao preparar doces, por escolher receitas a base de gorduras saturadas e trans, como chantilly, sorvetes cremosos, leite condensado e creme de leite.
A grande variedade de doces da mesa faz com que a gente queira experimentar um pedaço, mesmo que pequeno, de cada, levando a um consumo muito maior de calorias e comprometendo a meta de emagrecimento.
Assim, uma sobremesa muito tradicional pode ter versões bem menos calóricas, como é o caso da rabanada, que em vez de frita pode ser preparada assada.
Porém, para a sobremesa, as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango, cereja e ameixa) sempre serão as melhores opções por terem poucas calorias e fornecerem diversos nutrientes para o corpo. Evite consumir uma grande quantidade de frutas nas versões secas e cristalizadas, pois elas contêm o dobro de calorias.
As frutas em calda também devem ser evitadas, umas vez que a calda é rica em açúcar e extremamente calórica. O ideal é ter apenas uma única opção de sobremesa, evitando assim, um consumo muito maior de calorias.
Os brindes das festas de final de ano
Para as bebidas, a melhor alternativa são os sucos. Seja criativo e aproveite o verão para preparar sucos refrescantes e diferentes. Uma ideia é fazer coquetéis de frutas sem álcool e até mesmo um ponche de frutas. Na hora do brinde, que tal trocar o champanhe por vinho, que contém antioxidantes? Mas, lembre-se: moderação é a palavra chave, por isso, limite-se a apenas uma taça.
Leia também: Ranking de calorias das bebidas alcoólicas