Dieta das algas marinhas: Como o alimento ajuda na perda de peso

Alimentação Bem-estar
28 de Junho, 2021
Dieta das algas marinhas: Como o alimento ajuda na perda de peso

Já pensou em enxugar uns quilos fazendo uma dieta com algas marinhas? A planta, conhecida da culinária asiática, pode ser uma grande aliada de quem está tentando emagrecer. De acordo com estudos, a fibra presente nela, conhecida como alginato, é capaz de reduzir a gordura corporal, enquanto o carboidrato complexo (fucoidan) proporciona a sensação de saciedade.

Vantagens da dieta das algas marinhas

A lista de benefícios não para por aí. As algas marinhas contêm grandes quantidades dos minerais iodo, cálcio, fósforo, magnésio e ferro. Juntos, eles auxiliam no bom funcionamento do sistema endócrino, ajudam a manter a imunidade resistente, reduzem o colesterol, diminuem a pressão alta e aceleram o metabolismo. O elevado valor nutritivo e as poucas calorias fizeram o alimento ficar popular.

Ainda, um estudo da Universidade de Berkeley, Estados Unidos, descobriu que uma dieta com algas marinhas é capaz de reduzir a ocorrência de cânceres no ovário, na mama e no endométrio. Além disso, o alimento pode aliviar significativamente a dor de mulheres com endometriose.

Mas não é só a indústria alimentícia que se aproveita da iguaria. A indústria da beleza também utiliza as algas marinhas na composição de alguns produtos. Isso porque elas podem ser encontradas em abundância nos oceanos e fornecem benefícios para a pele.

O que são as algas marinhas

Essas plantinhas pertencem ao grupo das Talófitas. Elas são assexuadas e possuem um sistema reprodutor unicelular. Não possuem seiva, raízes, folhas, flores, sementes e frutos e, portanto, são consideradas seres primitivos.

Existem mais de 20 espécies para consumo, e a planta pode ser ingerida fresca ou seca. Nori é o tipo mais comum no Brasil (aquela alga escura usada no preparo da comida japonesa, sabe?). Por outro lado, a Kombu é rica em iodo e serve para temperar comidas.

Arame, Wakame e Hijiki também possuem aparência escura e entram na lista da dieta. Por fim, o Ágar-ágar ajuda na digestão e funciona como desintoxicante.

Leia também: Dieta japonesa: O que é e como fazer

Como fazer a dieta das algas marinhas

Vale usar a criatividade! Afinal, elas vão bem em saladas, sopas, carnes e até em preparos doces. Confira, então, alguns pratos conhecidos por levarem o alimento:

1 – Gelatina de Ágar-ágar:

Por carregar colágeno vegetal, essa espécie pode substituir a gelatina tradicional, que possui ingredientes de origem animal e, portanto, não é consumida por veganos. O Ágar-ágar também é rico em fibras, que auxiliam no trânsito intestinal e promovem a sensação de saciedade, e contém as vitaminas A, B1, B2, C e D.

2 – Nori é um ótimo snack:

Apesar de muito utilizada em sushis e temakis, a Nori pode ser uma ótima opção de lanchinho da manhã ou da tarde, sabia? Isso porque ela é rica em fibras e proteínas, que ajudam a abrandar a fome até a próxima refeição.

3 – Kombu e o iodo:

Já este tipo é um dos que mais concentra iodo, substância que atua no controle da tireoide e no metabolismo. Uma boa forma de usá-lo é combinando-o com leguminosas — como o feijão —, uma vez que a alga marina diminui os gases desses alimentos.

4 – Wakame é bom para quem está começando

Por fim, o sabor suave da Wakame é perfeito para quem está iniciando na dieta das algas marinhas — ou não é muito fã do alimento. Vale acrescentá-lo em sopas, molhos e saladas.

Suplementos de algas marinhas

Outra opção é consumir as algas através de bebidas ou suplementação. Os itens podem ser encontrados em lojas naturais ou asiáticas. Contudo, consulte antes um médico ou um nutricionista para avaliar a necessidade do seu organismo e a dosagem diária na dieta.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva