Dieta da tapioca: Como fazer, benefícios e cardápio
Para quem trocou o pão francês com manteiga por tapioca no café da manhã, a dieta da tapioca não é novidade. Livre de glúten e de gordura, a tapioca se tornou a queridinha das dietas. Pois, a praticidade na hora de prepará-la e sua fama de magrinha fizeram com que o quitute ganhasse fãs no país inteiro.
E a dieta da tapioca se tornou popular nas redes sociais e muito procurada por quem deseja perder peso. Assim, ela promete eliminar dois quilos em 3 dias incluindo a tapioca no café da manhã e em outras refeições do dia.
Por que a dieta da tapioca?
Um disco de tapioca preparado com 4 colheres de sopa da fécula de mandioca tem apenas 65 calorias, metade das de um pão francês. Além disso, também é livre de glúten, proteína do trigo que deixa o organismo inflamado e propenso a acumular gordura.
A tapioca é uma fonte de carboidrato, assim como o pão e outras massas, mas não leva gordura em seu preparo, ou seja, apenas fécula de mandioca e água.
Dieta da tapioca emagrece?
Vale lembrar que nenhum alimento emagrece por si só, mas há alguns que podem auxiliar na perda de peso. Assim, a tapioca não possui propriedades emagrecedoras, já que é constituída basicamente por carboidrato, entretanto, ela também não engorda se for consumida da maneira correta.
Ou seja, como a goma possui alto índice glicêmico, que é a velocidade com que a glicose entra no organismo, este fator também pode ser responsável pelo acúmulo de gordura no corpo.
Mas, mesmo assim, é possível emagrecer comendo tapioca. Portanto, uma dica é incluir na massa ingredientes ricos em fibras, como chia ou linhaça triturada. Assim, dá para reduzir o índice glicêmico da preparação, o que evita o aumento de peso e ainda aumenta seu valor nutricional.
Por outro lado, tudo pode ir por água abaixo dependendo do modo de preparo, da quantidade consumida e do que você acrescenta no recheio.
Porém, como a dieta da tapioca é restritiva, e não uma reeducação alimentar, ela não garante a manutenção de peso após o seu término. Ou seja, qualquer dieta que tenha uma data de início e fim ou instrua a comer alimentos específicos por um período é uma bandeira vermelha, já que não há fases ou datas finais para uma vida saudável.
Sugestão de cardápio para a dieta da tapioca
Café da manhã
Opção 1
- Tapioca com 1 colher (chá) de chia recheada com 1 fatia de peito de peru, orégano a gosto, 1/2 tomate e 2 colheres (sopa) de ricota
- 1 xícara (chá) de leite desnatado batido com 5 morangos
Opção 2
- Suco com 150 ml de água de coco + 2 folhas de couve e um pedaço de gengibre + 2 torradas integrais + 1 fatia de queijo branco
Opção 3
- 200 ml de leite desnatado, 2 fatias de pão integral tipo 7 grãos, 1 polenguinho light
Lanche da manhã
Opção 1
- Iogurte de frutas light desnatado
Almoço
Opção 1
- 2 colheres (sopa) de arroz integral
- Lentilha (1 colher de sopa)
- 1 filé de frango grelhado
- Salada de agrião com beterraba ralada (temperar com sal e limão)
Opção 2
- Tapioca com 1 colher (sopa) de aveia em flocos, recheio 2 colheres (sopa) de frango desfiado + 1 colher (sopa) de requeijão light
- Salada de folhas verdes mistas
Opção 3
- Omelete com 1 ovo, 1 clara, espinafre picado, 2 colheres (sopa) de ricota, salsinha, cebolinha
- Alface com cenoura ralada
- 2 colheres (sopa) de arroz integral
Lanche da tarde
Opção 1
Jantar
Opção 1
- Salada de rúcula com fatias de manga
- 2 batatas cozidas temperadas com um fio de azeite, tomilho, sal e pimenta-do-reino
- 1 lata de atum light
Opção 2
- Salada de alface americana com palmito
- 1 posta de salmão assada com cenoura e ervilha
- 2 colheres (sopa) de arroz branco com brócolis
Opção 3
- Salada de beterraba, rúcula e tomate
- Filé de bife grelhado
- Por fim, 2 batatas-doces cozidas
Leia também: Reeducação alimentar: Saiba o que é e como começar