Dieta da batata-doce: Como fazer e cardápio

Alimentação Bem-estar
04 de Novembro, 2019
Dieta da batata-doce: Como fazer e cardápio

Para quem trocou a batata comum (inglesa) e outras fontes de carboidratos por esse tubérculo aliado do emagrecimento, a dieta da batata-doce não é novidade. 

A batata-doce é bastante consumida e uma fonte de carboidrato saudável. Assim, ela é indicada para quem quer energia para treinar e ganhar músculos. Mas, os benefícios não param por aí: a raiz possui cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa.

Além disso, seu alto teor de fibras a torna um amido de queima lenta – o que significa que ela ela aumenta lentamente os níveis de açúcar no sangue. Assim, uma xícara de batata-doce assada fornece cerca de seis gramas de fibras. Ou seja, mais do que um quarto do mínimo recomendado diariamente.

A dieta da batata-doce

Nesse cardápio, a batata-doce é o alimento principal tanto no almoço quanto no jantar. Contudo, outros alimentos também ajudam a complementar os nutrientes que o corpo necessita. Assim, durante a dieta da batata-doce, devem ser priorizados alimentos ricos em carboidratos complexos e gorduras boas, como saladas, frutas e legumes, além de carnes magras.

Cerca de 12% do amido da batata-doce é o amido resistente. Ou seja, substância semelhante à fibra que o seu corpo não digere e absorve. Assim, um estudo descobriu que a substituição de apenas 5,4% da ingestão total de carboidratos por amido resistente resultou em um aumento de 20 a 30% na queima de gordura após uma refeição. Além disso, o amido resistente também estimula o corpo a bombear mais hormônios indutores da saciedade.

Também, seu alto teor de fibras a torna um amido de queima lenta. Ou seja, o que significa que ela ela aumenta lentamente os níveis de açúcar no sangue. Dessa maneira, uma xícara de batata-doce assada fornece cerca de seis gramas de fibras, que é mais do que um quarto do mínimo recomendado diariamente.

Mas, para aproveitar todos os nutrientes, principalmente as fibras, prepare-a cozido e com a casca. Além disso, a batata-doce também pode ser assada no forno e usada em pratos como sopa, purê e saladas.

Para completar, uma xícara do tubérculo cozido fornece 950 mg de potássio. Ou seja, mais que o dobro do valor em uma banana média. O potássio, basicamente, varre o excesso de sódio e fluidos para fora do corpo, o que reduz a pressão sanguínea e a tensão no coração. Além disso, potássio também regula o ritmo cardíaco e as contrações musculares. 

Desvantagens da dieta da batata-doce

Se engana quem pensa que não é preciso controlar a quantidade de batata-doce ingerida. Pois, em excesso, ela se torna vilã da dieta e até engorda. Mas, o ideal é consumir 50 gramas por dia, o que corresponde a uma batata-doce pequena.

Como a dieta da batata-doce é restritiva, e não uma reeducação alimentar, ela não garante a manutenção de peso após o seu término. Desse modo, qualquer plano alimentar que tenha uma data de início e fim ou instrua a comer alimentos específicos por um período é uma bandeira vermelha, já que não há fases ou datas finais para uma vida saudável.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sugestão de cardápio da dieta da batata-doce

Café da manhã

Opção 1

  • 1 iogurte desnatado sem açúcar, 1 col. (sopa) de granola sem açúcar, 3 morangos

Opção 2

  • 1 xíc. de café ou chá de ervas, 1 fatia de pão integral light, 1 fatia de queijo minas

Opção 3

  • 1 xíc. de café com leite e adoçante, omelete de 2 claras e 1 gema,1 col. (sob.) de aveia em flocos e temperos a gosto, 1 kiwi

Almoço

Opção 1

  • Salada de folhas verdes à vontade temperada com 1 col. (sob.) de azeite, vinagre, sal a gosto, 1 filé de frango grelhado, 1 batata-doce pequena cozida

Opção 2

  • Salada de folhas verdes à vontade temperada com 1 col. (sob.) de azeite, vinagre, sal a gosto,  1 berinjela refogada, 1 batata-doce pequena cozida, 1 col. de carne moída refogada com alho, cebola e um fio de azeite. 

Opção 3

  • Salada de folhas verdes, repolho roxo à vontade temperado com 1 col. (sob.) de azeite, vinagre, sal a gosto, 4 col. (sopa) de grão-de-bico cozido e 1 filé de peixe grelhado

Jantar

Opção 1

  • Refogado preparado com 1 berinjela, 1 pimentão amarelo, 1 cebola, ½ xíc. (chá) de carne moída refogada com alho, cebola e um fio de azeite.

Opção 2

  • 1 omelete de 2 ovos, 1 abobrinha ralada e temperos a gosto, salada de folhas verdes à vontade temperada com 1 col. (sob.) de azeite, vinagre e sal a gosto

Opção 3

  • 1 prato de sopa preparada com peito de frango sem pele, 1 batata-doce pequena, 1 cenoura, 1 talo de salsão e temperos a gosto

Leia também: Reeducação alimentar: Saiba o que é e como começar

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva