Dieta bicho e planta: O que é e como fazer
A dieta bicho e planta ficou conhecida por manter um cardápio semelhante à alimentação de nossos ancestrais. O estilo de vida é baseado em comidas originárias da caça e da pesca, além da plantação.
Nesse plano alimentar, estimula-se o consumo de verduras, legumes, carnes, ovos e frutas. Ou seja, não há espaço para processados ou açúcares, apenas alimentos frescos e naturais.
Porém, a metodologia não é uma dieta restrita, mas sim uma reeducação alimentar que se baseia no consumo de plantas e proteínas. Dessa maneira, o organismo passa a se adaptar a uma alimentação mais saudável e menos industrializado.
Assim, quase todo mundo pode tirar vantagens para a saúde ao seguir uma dieta bicho e planta, uma vez que ela defende a ingestão de alimentos naturais.
O que comer
Carnes
Elas são fontes de proteínas, nutrientes e podem ser consumidas na dieta bicho e planta. A ideia é fortalecer a massa muscular, dar mais saciedade ao corpo para controlar o apetite.
A proteína ajuda a recuperar tecidos, mas é preciso tomar cuidado com excessos. O consumo exagerado pode sobrecarregar os rins, além de prejudicar o cálcio. Ovos também são permitidos.
Frutas, legumes e verduras
O método pede o consumo de vegetais e frutas em grandes quantidades. Estes alimentos são a principal fonte de carboidratos da dieta, e são úteis para equilibrar o consumo com as carnes. Por isso, é importante lembrar que, para quem deseja emagrecer, alguns itens devem ser consumidos com moderação, como banana, melão, abacate, batata-doce, inhame e batata inglesa. Já quem está em processo de ganho de massa magra deve dar atenção especial a essas raízes.
Azeite e manteiga são liberados para cozinhar.
Leia também: Ortorexia: Quando alimentação saudável vira transtorno alimentar
Alimentos proibidos
- Sementes
- Oleaginosas
- Farinhas
- Iogurte
- Queijos
- Industrializados
- Processados
- Corantes
- Conservantes
- Estabilizantes
Dieta bicho e planta emagrecer?
Como esse plano prioriza alimentos naturais e de alta qualidade, você pode melhorar a saúde geral, além da ingestão de nutrientes. Também, ela ainda pode ajudar no processo de emagrecimento.