Dieta 20/20: O que é e como fazer

Alimentação Bem-estar
10 de Outubro, 2019
Dieta 20/20: O que é e como fazer

A Dieta 20/20, criada por Phil McGraw, famoso psicólogo americano conhecido como Dr. Phil, consiste em ingerir 20 alimentos específicos que consomem muita energia no processo de digestão. Acredita-se que tal processo pode aumentar a taxa de queima calórica do corpo e promover saciedade.

Além de fornecer diretrizes e receitas, a estratégia esclarece porque as metas de perda de peso não são cumpridas – e inclui as correções necessárias para ajudar a reformular a relação com os alimentos. 

Nessa metodologia, são apresentadas dicas de como identificar os sinais de fome legítimos do corpo e adotar hábitos mais saudáveis ​​que impedem os comportamentos que estão atrapalhando o emagrecimento, como voltar para casa da casa do trabalho pelo caminho que não passe em frente à loja de doces. 

Como funciona

A dieta 20/20 tem quatro fases. Na primeira, o “impulso de cinco dias”, inicia-se o processo ingerindo apenas os alimentos 20/20, que são: óleo de coco, chá verde, mostarda, azeite, amêndoas, maçã, grão-de-bico, ameixa, ameixa seca, folhas verdes, lentilha, manteiga de amendoim, pistache, passas, iogurte, ovo, bacalhau, centeio, tofu e soro de leite em pó (whey). É preciso comer quatro refeições, com quatro horas de intervalo, por cinco dias. 

Embora o emagrecimento durante essa fase seja principalmente de peso da água – graças ao corte de alimentos processados, carboidratos refinados e sódio do cardápio – o impulso inicial ajudará a motivá-lo a continuar no programa.

Na fase dois, o programa “cinco dias de sustentação” é iniciado. Nesse ponto, é permitido adicionar novos alimentos, incluindo peito de frango, atum, aveia, arroz integral, cenoura, tomate, cogumelos, castanha de caju e mirtilo. No entanto, é preciso garantir que todas as refeições e lanches incluam pelo menos dois alimentos 20/20.

Usando as receitas fornecidas no plano, você continua comendo quatro refeições, com quatro horas de intervalo, por cinco dias. 

Aqui também é possível desfrutar de um ou dois deslizes por semana para evitar a tentação, que não deve exceder 100 calorias, como dois biscoitos de chocolate ou 100 ml de vinho tinto.

Na fase três, ou de “obtenção de 20 dias”, é preciso continuar com quatro refeições por 20 dias, e é permitido um ou dois deslizes por semana. Durante esse período, também é possível comer novos alimentos, como abacate, framboesa, cogumelos, batata, espinafre, quinoa e feijão preto. A variedade mais ampla oferece maior flexibilidade ao planejar refeições, o que pode manter o paladar satisfeito e impedir escapadas.

Manutenção

Se o peso da meta for atingido, inicia-se a fase de gerenciamento. Caso contrário, é necessário repetir as três fases até alcançar o objetivo. Quando estiver pronto para a fase final, continue os hábitos alimentares, conforme descrito na fase três, adotando os hábitos de estilo de vida necessários para tornar o peso saudável uma parte permanente da vida, como praticar exercícios e não deixar a agenda ou emoções interferirem na maneira como você se alimenta.

A dieta 20/20 emagrece?

A dieta 20/20 vai além da alimentação e do exercício, ela ensina como lidar com os fatores do estilo de vida que afetam a perda de peso.

Quando se trata de nutrição, essa dieta pode ajudar a emagrecer graças à eliminação de açúcar e alimentos refinados. E se esses tipos de alimentos continuarem sendo cortados do dia a dia, a perda de peso pode ser permanente.

No entanto, manter um plano de refeições tão rígido pode ser esmagador para alguns. Embora não seja tão restritivo quanto muitas das dietas da moda, é preciso ter cautela. Qualquer dieta que tenha uma data de início e fim ou instrua a comer alimentos específicos por um período é uma bandeira vermelha, já que não há fases ou datas finais para uma vida saudável.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!