Dicas de como fazer sobremesas com menos açúcar

Alimentação Bem-estar
09 de Janeiro, 2020
Dicas de como fazer sobremesas com menos açúcar

Seguir um estilo de vida saudável não significa dar adeus aos doces. A grande questão para continuar consumindo essas perdições é buscar formas mais saudáveis e naturais. Por isso, hoje vamos sugerir uma série de dicas de como fazer sobremesas com menos açúcar, sem comprometer o sabor.

A doçura das frutas

Além das vitaminas, minerais e antioxidantes, as frutas possuem açúcares naturais que são infinitamente melhores do que as opções industrializadas. 

Em receitas de sobremesas, as frutas podem substituir o uso do açúcar refinado ou, pelo menos, parte dele. Sendo assim, uma opção é preparar creme de banana, molho de maçã ou purê de tâmaras. Uma outra sugestão para reduzir a quantidade de açúcar é dobrar a medida de frutas frescas ou secas picadas, como por exemplo maçãs, peras, tâmaras ou cerejas secas sem açúcar.

Leia mais: Como usar abacate em receitas de sobremesas saudáveis

Dê uma chance para os vegetais

Sim, é isso mesmo! Assim como as frutas, os vegetais ricos em amidos possuem uma quantidade superior de açúcares naturais, como a batata doce, a cenoura e a beterraba. Usando eles você pode preparar sobremesas com menos açúcar e com mais nutrientes e fibras. 

Prefira chocolate amargo

O teor de gordura e açúcar da barra de chocolate ao leite é superior ao do chocolate amargo, o que o torna um alimento calórico e com menos nutrientes. Por isso, prefira as barras que apresentarem o maior teor de cacau

Sabores extras

Canela, hortelã, baunilha ou cravo, todos esses ingredientes darão um toque especial em suas sobremesas, além de reduzirem a quantidade de açúcar da receita. 

Sobre o autor

Lorena Rocha
Estagiária de receitas do Cuidaí

Leia também:

mulher praticando chutes em um ringue com seu treinador
Bem-estar Movimento

Kickboxing: tudo o que você precisa saber sobre a modalidade

O esporte de combate desarmado em pé que combina técnicas de soco e chutes

mulher colocando chá em uma xícara, em cima de uma mesa de madeira. o consumo de chá traz muitos beneficios a saúde.
Alimentação

Hábito de consumir chá pelo menos 3 vezes na semana aumenta tempo de vida, diz estudo

Os chás podem ser uma excelente estratégia para quem deseja uma vida longeva e saudável; conheça os benefícios de consumir chá regularmente.

homem idoso sentando no sofá, com uma coberta sobre os ombros, tomando chá verde - um dos alimentos que aquecem o corpo
Alimentação

5 alimentos que aquecem o corpo nos dias frios (e como consumir)

O processo de aquecer o corpo por meio de alimentos é conhecido como termogênese; confira a lista de alimentos para o frio.