Damasco: Conheça os benefícios da fruta
O damasco é conhecido em sua forma seca, mas a fruta é deliciosa in natura também. Rica em nutrientes e pouco calórica, seu consumo é altamente recomendado.
Uma verdadeira “bomba de vitaminas”, o damasco é especialmente abundante em vitamina A e C. Não só, é também cheia de minerais, como potássio e ferro. Fora isso, fibras não faltam em sua composição.
Além disso, ácido elágico, betacaroteno, carotenoides, licopeno e pectina também fazem parte de sua composição.
Duas unidades de damascos frescos (70 gramas) fornecem:
- Calorias: 34
- Carboidratos: 8 gramas
- Proteína: 1 grama
- Gorduras: 0.27 gramas
- Fibra: 1,5 gramas
- Vitamina A: 8% do valor diário (VD)
- C: 8% da VD
- Vitamina E: 4% da VD
- Potássio: 4% da VD
Da mesma maneira, a fruta é fonte de betacaroteno, luteína e zeaxantina, potentes antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres do corpo.
Benefícios do damasco
Melhora na saúde dos olhos
Assim como sabemos do poder da cenoura nesse sentido, o damasco na saúde dos olhos é tão notável quanto.
Isso se deve ao fato de que tanto o vegetal quanto a fruta em questão são ricas em carotenoides e vitamina A. Os carotenoides são os precursores da vitamina A no organismo e, assim, atuam na respiração das células e na síntese dos pigmentos da retina, entre outras funções.
Contudo, a deficiência desse importante nutriente pode levar a uma condição chamada xeroftalmia, que prejudica a visão normal e resulta em cegueira noturna. Portanto, a importância de consumir, por exemplo, o damasco é enorme.
Redução do colesterol
Para a felicidade do seu coração, bem como do seu paladar, essa fruta é conhecida por promover a diminuição dos níveis de LDL, ou seja, o “colesterol ruim”.
Leia também: Alimentos que ajudam a diminuir o colesterol
Ajuda no emagrecimento
Como se não bastasse os diversos benefícios aos olhos e ao coração, o damasco também vai te ajudar a emagrecer. Isso, pois é rico em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino, proporcionando uma sensação de “desinchar”.
Não só, proporciona um metabolismo mais acelerado, que ajuda na queima de gordura corporal.
Faz bem para a pele
As principais causas de rugas e danos à pele são fatores ambientais, como sol, poluição e fumaça de cigarro. Além disso, uma ligação direta entre a exposição à luz ultravioleta (UV), queimaduras solares e seu risco de melanoma, uma forma mortal de câncer de pele. Assim, você pode combater alguns desses danos na pele através de uma dieta saudável e cheia de antioxidantes, que os damascos fornecem. As vitaminas C e E, ambas encontradas nesta fruta, podem ajudar a sua pele. Em particular, a vitamina C protege contra danos UV e poluentes ambientais, neutralizando os radicais livres
Como consumir
Além de in natura, há muitas opções de como consumir a fruta, a qual pode integrar muitas receitas – especialmente as doces.
Leia também: Qual a diferença entre o pêssego e a nectarina?