Cutículas: qual sua função e como cuidar? 

Beleza Bem-estar
05 de Julho, 2022
Cutículas: qual sua função e como cuidar? 

A principal função das cutículas é proteger as unhas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), essa pele impede a entrada de sujeiras e bactérias que podem se infiltrar e atingir a matriz ungueal – parte mais importante da unha, responsável pelo seu crescimento. 

De acordo com a podóloga Aparecida Bombonato, de São Paulo, tirar as cutículas em excesso pode afetar a matriz ungueal, provocando ferimentos e até mesmo uma paroníquia.

Trata-se de um tipo de infecção do tecido ao redor das unhas, causada por uma lesão ou irritação, como ferimentos na cutícula. O tecido adjacente costuma ficar dolorido, inchado e vermelho, e ainda pode apresentar pus. 

Leia também: Afinal, quais alimentos são bons para as unhas?

É melhor tirar ou manter a cutícula?

Para Aparecida, o ideal é não tirar nada da cutícula para evitar a chance de causar uma paroníquia.

“As pessoas, em geral, pedem para remover a cutícula a fundo para dar mais destaque aos esmaltes. Contudo, vale ressaltar que quando essa pele é retirada profundamente, existe o risco de lesionar a matriz da unha e, algumas vezes, danificá-la de forma irreversível”, alerta a profissional.

Segundo ela, a unha abaixo das cutículas está em constante formação e a parte mais afiada do alicate pode retirar pequenas lascas, fazendo com que ela cresça com fissuras e depressões.

“Quando há um trauma nas matrizes das unhas, seja das mãos ou dos pés, elas crescem de forma irregular por causa do desarranjo de suas células germinativas.” 

Leia também: Afinal, por que as pessoas roem as unhas?

Além disso, quando a pele em volta da unha começa a levantar, é sinal de que a cutícula foi retirada além do recomendável e, portanto, pode abrir espaço para as bactérias entrarem. “A pele levantada é um sinal de alerta! ”, avisa.  

Com crianças é necessário ter ainda mais atenção. “Tirar a cutícula deles não é aconselhável de jeito nenhum. A matriz da unha dos pequenos ainda está em formação. Portanto, lesioná-la pode levar a uma má formação e danificá-la para sempre”, explica.

Leia também: Manchas nas unhas e outras alterações podem significar doenças. Saiba como identificar

Como cuidar das cutículas?

O mais importante, principalmente no frio, é hidratar as cutículas. Portanto, Aparecida indica usar um creme específico nas cutículas todas as noites, especialmente antes de dormir.

“Durante a noite, o creme vai agir protegendo a pele e a matriz da unha. É comum a cutícula ficar mais ressecada no inverno, portanto é muito importante criar este hábito”, esclarece.

Leia também: Afinal, é seguro usar base com formol nas unhas?

A especialista indica o uso de cremes específicos para cutículas. Portanto, evite aqueles comprados em farmácia e aposte nos de marcas que investem em cuidados para essa área do corpo, ou óleos essenciais.

“A fórmula desses cremes, geralmente, tem ingredientes ricos em ativos emolientes. Estes, por sua vez, hidratam e amaciam as cutículas, como a cera vegetal, os óleos essenciais e a Vitamina E”, explica.

Fontes: Aparecida Bombonato, podóloga e docente de podologia do Senac São Paulo .

Referência: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

atividades físicas para combater a depressão
Bem-estar Equilíbrio Movimento

Melhores atividades físicas para combater a depressão, segundo estudo

Estudo confirma a eficácia dos exercícios para a prevenção e o tratamento da doença.

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.