Unha encravada: entenda as causas e como tratar o problema

Beleza Bem-estar Saúde
21 de Setembro, 2022
Unha encravada: entenda as causas e como tratar o problema

Quem nunca sofreu com uma unha encravada (onicocriptose) que atire a primeira pedra. Existem muitos motivos que levam uma unha, principalmente as dos dedões dos pés, a encravar. Saiba por que isso acontece e como é possível evitar a condição.

Veja também: Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis

Afinal, por que as unhas encravam? 

Muitos de nossos hábitos podem influenciar o surgimento de uma ou mais unhas encravadas. No entanto, existem fatores que fogem do controle, sendo alguns deles:

  • Sapatos apertados;
  • Cortar as unhas de forma errada (nos cantos, por exemplo).
  • Unhas com curvatura acentuada;
  • Inflamações na região;
  • Infecções como a micose

Segundo a dermatologista Carolina Milanez, esses motivos levam a complicações que causam muitas dores e podem ser graves. Por exemplo, a unha inflamada pode evoluir para uma infecção, capaz de atingir a pele.

Além disso, o encravamento pode provocar a formação de carne esponjosa, chamada granuloma piogênico. Como resultado, a pessoa sente muita dor, tem dificuldades para usar alguns tipos de calçado. Em alguns casos, limitações para caminhar e praticar atividades variadas também acontecem.

Como é o tratamento para unha encravada? 

O tratamento para unha encravada depende do motivo e do grau da condição. “Vai desde manter a unha crescendo naturalmente e cortando-a de forma adequada até a necessidade de cirurgia”, explica a médica. “Às vezes, utilizamos órteses para corrigir o formato. Em outras, antes de qualquer tratamento é preciso tomar anti-inflamatórios e antibióticos para, depois, fazermos os procedimentos na unha”, acrescenta. 

Assim, em caso de cirurgia, a mais comum é a cantoplastia, em que é retirada uma faixa de unha encravada até a matriz. Ou seja, a raiz do dedo, onde a unha começa a se formar, mas ainda está coberta por pele

Se a unha estiver com pus, não é necessário se apavorar de primeira. Isso pode ser uma resposta do corpo ao tentar combater o atrito entre a unha e a pele. Contudo, se a condição não for cuidada corretamente, pode infeccionar.

Em pacientes com diabetes ou sistema imune comprometido, a infecção na unha pode desencadear outras infecções mais graves em todo o corpo.

Tratamentos caseiros para a unha encravada

Antes de tudo, é importante avaliar a situação da unha com um especialista. Mexer na região em casa pode agravar a situação, deixando a área bem mais dolorida. É possível encontrar fibras de memória molecular, usadas no tratamento para corrigir o estado e formato da região, em farmácias e lojas on-line.

Além disso, é possível aliviar a dor de outras maneiras simples, como:

  • Deixar o pé ou mão de molho em água morna;
  • Usar antisséptico na região para evitar que infeccione.

Tentar desencravar em casa também é uma opção, mas precisa de prática e muita atenção. Assim, com um cotonete, pinça ou fio dental, tente levantar sutilmente o canto da unha até que ela saia. Então, use um pedaço de algodão embaixo da região para impedir que encrave novamente. No entanto, ressaltamos que o ideal é buscar por um especialista.

Leia também: Ficar um tempo sem esmalte faz bem para a saúde das unhas?

A unha pode encravar mais de uma vez?

Sim. Em muitos casos, o problema só acontece na mesma unha, tornando a área sensível. Por isso, é essencial tratar o mais rápido possível.

Como evitar uma unha encravada?

Apesar de uma unha encravada poder ser inevitável (chega de surpresa!), é possível evitar que elas aconteçam novamente. Veja algumas dicas: 

  • Corte as unhas corretamente, de forma reta, sem arredondar os cantinhos;
  • Use sapatos confortáveis, que não apertem os dedos;
  • Se necessário, trate micoses imediatamente;
  • Busque avaliação e um possível tratamento, caso a sua unha seja muito curvada.

Qual o melhor profissional para cuidar das unhas?

Fazer consultas periódicas com um dermatologista é essencial para acompanhar a saúde das unhas e a necessidade de tratamentos. Contudo, o podólogo é um profissional capacitado para realizar o corte correto das unhas — inclusive, estão aptos a remover unhas encravadas com a técnica correta.

Fonte: Carolina Milanez, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade