Curvatura do cabelo: 5 fatores que prejudicam o formato dos cachos
Quem tem cachos sabe como importante manter a curvatura do cabelo para manter o visual bonito e saudável.
De acordo com Paula Breder, cabeleireira e terapeuta capilar, existem vários motivos que levam à perda da curvatura, podendo acontecer antes da transição capilar, depois dela ou até mesmo em fios que nunca passaram por nenhuma mudança.
Pensando nisso, a profissional listou cinco motivos que podem influenciar a aparência dos cachos.
Leia também: Gelatina para definir os cachos funciona? Saiba tudo sobre ela
Fatores que prejudicam a curvatura do cabelo
- Hormônios
Além da alteração de humor, da vontade de comer doces e do surgimento de acnes na pele, os hormônios e suas alterações também podem mudar a aparência do cabelo.
De acordo com a profissional, o sinal mais comum são os danos na textura dos fios – problema que pode durar pouco tempo ou se tornar crônico.
“Como consequência, os fios ficam menos densos, mais fracos e às vezes também mais secos”, ela explica.
- Idade
A idade também pode afetar a saúde capilar e sua textura, pois com o passar dos anos as glândulas sebáceas produzem menos sebo. O resultado, então, é o de cabelos secos e ásperos.
Além disso, os fios brancos que surgem com o passar da idade também têm textura diferente.
Leia também: Cuidados com o cabelo branco: veja dois truques simples
- Excesso de química
Não é segredo que a química faz mal para o cabelo. Se engana, contudo, quem acredita que são apenas os descolorantes e alisamentos que causam malefícios.
“Certos shampoos, condicionadores, máscaras e cremes de pentear industrializados também possuem muita química e podem prejudicar os fios”, alerta Paula.
Leia também: O que fazer para a química não prejudicar a saúde do couro e dos fios
- Alimentação
“Para ter um cabelo saudável e bonito, a alimentação é uma ótima aliada, principalmente quando são ricas em zinco, biotina, ferro e vitamina E. Ao abusar de alimentos pesados e excesso de álcool o resultado pode ser cabelos opacos e sem definição”, alerta Paula.
Vale ressaltar que, apesar de estes serem os motivos que mais prejudicam a curvatura dos fios, é sempre importante consultar um profissional, como tricologista por exemplo, para avaliar cada caso e indicar os melhores cuidados.
Leia também: Veja quais são os alimentos que fazem bem para a saúde do cabelo
- Medicamentos
A profissional afirma que os medicamentos, principalmente aqueles de uso mais prolongado, sempre têm um efeito colateral no nosso exterior, e muitas das vezes os cabelos são os primeiros afetados.
Dentre alguns exemplos, estão os analgésicos, tratamentos para acne e depressão, além da queda de cabelo, podem mudar a curvatura dos fios.
Fonte: Paula Breder, cabeleireira e terapeuta capilar naturalista, do Espírito Santo.